quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

A História do Brasileirão

TÍTULOS
1.º Flamengo e São Paulo: 6
3.º Corinthians, Palmeiras e Vasco: 4

PARTIDAS VENCIDAS
1.º São Paulo: 470
2.º Inter: 453
3.º Cruzeiro: 432
4º Flamengo: 431
5.º Palmeiras: 430

PONTOS GANHOS
1.º São Paulo: 1511
2.º Inter: 1455
3.º Cruzeiro: 1402
4.º Santos: 1376
5.º Flamengo: 1367

GOLS MARCADOS
1.º São Paulo: 1602
2.º Cruzeiro: 1481
3.º Vasco: 1471
4.º Santos: 1461
5.º Atlético Mineiro: 1436 

Adeus, ano velho!!!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Cbet é pr'essas coisas

Depois que este cbet alertou que a Korea do Norte fazia experiencias futebolísticas em terras onde nao existe papai noel, a assessoria da CBF se apressou em informar que havia um espiao (de qualidade duvidosa, assim como quase tudo na selecao de Bunga) registrando as armas secretas do nosso adversario na estreia no Mundial, em 16 de junho.

O desafio norte-koreano neste penúltimo dia do ano foi contra o Qatar. De acordo com o relato do espiao, o Qatar jogou com time B, e mesmo assim os comunas suaram para ganhar por 1 a 0, com gol do jovem avançado Chol Man Choe, aos quatro minutos da etapa final.

Dia dois, o clássico será contra o Iran. Se rolar um empate, o time da Korea é campeao de alguma coisa.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A dignidade de saber perder

No esporte em geral, eu sempre admirei os grandes perdedores - aquelas figuras acima do bem e do mal que sabem reconhecer a superioridade adversária. Isso ocorre muito no tênis. Ocorreu na final da Copa de 58, quando o capitão sueco cumprimentou um a um os jogadores brasileiros.

Hoje, o Brasil fez uma sensacional homenagem ao grande Ghiggia, autor de um dos gols mais importantes da história do Maracanã. O uruguaio terá os pés na calçada da fama do Maraca.

Segue a matéria do Lance! sobre o grande reconhecimento:

Carrasco da Copa de 1950 entra para a calçada da fama

Autor do gol que calou o Brasil foi homenageado no Maracanã

Fábio Lima

RIO DE JANEIRO

Quase 60 anos após o Maracanazo, o homem responsável pelo silêncio mais ensurdecedor da História do futebol mundial voltou ao Maracanã para, por ironia do destino, colocar os pés na calçada da fama. Ghiggia, autor do gol que deu o título da Copa do Mundo de 1950, na final contra o Brasil, em pleno Maracanã, foi o 100º jogador a ter a honraria e o sexto estrangeiro.
Ciente de que a recepção não seria das mais calorosas, Ghiggia estava nitidamente sem jeito, tímido por ter a consciência do estrago que causou. Emocionado, o ex-jogador admitiu que não sabia o que falar para o público brasileiro.

- Estou agradecido, emocionado, agradeço a todos de coração. Não posso dizer muito, pela condição em que estou - referiu-se ao fato de ser um dos maiores carrascos da Seleção Brasileira.
Para tentar selar a paz, o uruguaio tentou elogiar o Brasil.

- Gostaria de desejar felicidades a todos vocês neste ano novo. Viva o Brasil - exclamou para finalmente ouvir alguns poucos aplausos.

grandes nomes de 2009: maicosuel


"e ninguém cala esse chororô..."

quando chegou a general severiano, o recém-chegado Maicosuel resolveu tirar onda dos novos colegas. saiu a cantar pelos corredores da concentração a paródia que tanto irrita os botafoguenses.

tomou dura de um cartola. disse que não tava nem aí, tinha sido contratado para jogar bola. e foi o que fez por poucos meses, suficiente para garantir os momentos mais iluminados do Botafogo no ano que finda.

logo no primeiro jogo pelo carioca-2009, garantiu uma suada vitória alvinegra em cima do boavista: 2 x 1, dois gols dele, o jogador desprezado pelo palmeiras de luxemburgo e pouco aproveitado no cruzeiro dos perrella.
maicosuel fez um golaço (e foi expulso) na goleada em cima do friburguense, mas o melhor ainda estava por vir. comandou a conquista da taça guanabara, único troféu levantado pelo alvinegro no ano.

e, na semifinal da taça rio, quando o Botafogo enfrentou o favoritíssimo vasco, Maicosuel teve a melhor atuação de um jogador alvinegro em 2009.

além de uma pintura de gol, ele simplesmente demoliu o sistema defensivo vascaíno. garantiu uma vitória maiúscula, de lavar a alma do torcedor - não à-toa, aquela partida é considerada por muitos torcedores alvinegros como o melhor jogo do Botafogo no ano. ganhou, ali, nas cabines de rádio, o apelido de Mago.

mas Maicosuel entrou mesmo para a história quando, no primeiro jogo da final contra o flamengo, entortou juan e o lateral rubro-negro deu chilique, partindo para cima do meia botafoguense.
poucas vezes se observou, de forma tão cristalina, o confronto da arte contra a barbárie: foi o duelo de Sir Michael Swell, o Cavaleiro Negro, contra Juanita Chiliquenta, La Loca.
bem, o resto da curta e intensa história todos sabemos. Maicosuel se contundiu e não conseguiu levar o Botafogo ao título. mesmo assim, ganhou o troféu de craque do certame.

juanita e companheiros foram, merecidamente, campeões estaduais e brasileiros. mas a chiliquenta ficou em segundo plano na conquista mais importante. Outrora arma ofensiva, apareceu menos até do que zagueiros de seu próprio clube, acertadamente bafejados pelo destino no jogo da decisão.

Maicosuel foi vendido para o futebol alemão. Depois de início difícil por jogar fora de posição, tem conseguido se afirmar e chegou a ser cogitado para uma futura negociação com o arsenal.

A milhares de quilômetros, acompanhou o sofrimento dos ex-companheiros na última rodada do Brasileirão: "fiquei agoniado no dia do jogo com o Palmeiras, não conseguia notícias e telefonei umas quatro vezes durante o jogo para saber o resultado", contou poucos dias atrás.

"e ninguém cala esse nosso amor..."

esqueci de lembrar que, no dia da despedida do Botafogo, Maicosuel Reginaldo de Matos verteu lágrimas.

chorou copiosamente. prometeu voltar.

deixou a certeza que, na história de um time tão peculiar, de muitas glórias e poucas conquistas, o seu nome ficará marcado como mais um sonho alvinegro que se dissipou antes de virar plena realidade.

e o ano alvinegro de 2009, que começou sob o signo da euforia trazida por Maicosuel, terminou sob o assombro do doping de Jobson.
parece cocaína, mas é só tristeza.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

janeiro em vermelho e preto

amigos rubro-negros y freguesia de todas las coloraciones,
aproveito o espírito franko e a alma límpida nesses eflúvios decembrinos
para anunciar-vos que teremos uma animada novidade no início de 2010.
será apresentada no dia primeiro de janeiro, podem crer, podem esperar.
(ah. e não se trata do vagner love, não. embora também seja cheia d´amor)

Jogos para sempre - O que Dunga precisa ver neste final de ano

Enquanto Romario e Zico faziam as pazes no Maraca, Dunga manda os Ronaldos para as kukuyas, os cbetistas passam suas ferias em lugares inospitos como o norte da afrika, ilhas no pacifiko e brazilha, tem uma seleção trabalhando pesado para desmoralizar o screcth canarinho na Copa.

Trata-se da North Korea.

Aproveitando-se do cochilo dos brasilenhos, eles programaram uma super pré-temporada neste período de festas contra adversários de grosso calibre, que não acreditam em Papai Noel nem em Coelhinho da Pascoa, em um torneio no Qatar.

No último dia 27, eles bateram a sempre maliciosa Seleção de Mali por 1 a 0. O gol foi marcado pelo centroavante Hong Yong-Jo, aos 10 minutos da etapa final. Hong é um dos cracks do time, com 27 anos, atua no Rostov da Russia e acumula 54 gols na carreira, iniciada de forma profissional no tradicional 25 de Abril, de Pyongyang, em 2004.

Na quarta-feira, ante-véspera de Ano Nuevo, o desafio será contra o Qatar, às 10h35 (de Brasília), sem transmissáo do Sportv, que vai exibir no mesmo horário o amistoso entre Amigos do Cantor Daniel contra Seleção de jogadores semi-profissionais da Baixada Fluminense. No segundo dia de 2010, uma prova de fogo contra o Iran, num jogo que muito provavelmente vai valer o título.

Para fevereiro, durante o karnival, mais três amistosos: Turcomenistão, Kyrgystào e India.

A estreia ante ao Brazil é sóóóóó dia 16 de junho.

domingo, 27 de dezembro de 2009

pelada elegante

time do flamengo que comezou o "jogo das estrelas" de hoje à tarde:
gilmar; jorginho, fabio luciano, ronaldo angelim e zinho; andrade, adilio, junior e zico; adriano e romário

sábado, 26 de dezembro de 2009

alguém sabe o celular do beckham?

notícia triste para os torcedores do botafogo de futebol e regatas.
o clube alvinegro desistiu, oficialmente, de contar com o atleta ronaldinho gaúcho para a temporada 2010.
the breaking news do noticiário natalino:
"Já que estamos descartando o Ronaldinho para agora, vamos tentar dois ou três jogadores que façam o mesmo auê. Eu preciso disso, e a torcida do Botafogo merece. Tenho a obrigação de pensar em projetos dessa grandeza", disse o presidente Maurício Assumpção

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

o papai noel veste vermelho e preto


hoje é natal.
feriado chatão que as emissoras de tevê ficam enrolando com os mesmos manjados filmes de sempre, aqueles troços sobre jesus de nazaré e tal.
mas hoje tem um programa imperdível.
a espn brazil anuncia a transmissão, às 20 horas, da extensa reportagem "viva o povo rubro-negro".
trata-se de um material especial a respeito de uma das maiores façanhas da era cristã:
a conquista do sexto título brazileiro pelo clube de regatas do flamengo.
e tem mais:
domingão rola aquela tradicional peladinha de final de ano armada pelo senhor arthur antunes coimbra no marakas.
craques como leovegildo, andrade, angelim e até o mala do romário já confirmaram presenza.
o sportv transmite.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

empolgar?

alvos preferenciais da kartolagem do flamengo-2010...
a) vagner love, o artilheiro do amor, do palmeiras
b) marquinhos, meia rodado, do hawaii
c) rodrigo souto, volante pego no doping, ex-santos
d) leandro eusébio, zagueiro-zagueiro, do goyas
(segundo reportagem do jornal o globo)

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Grandes momentos do esporte: TREZE 1 x 0 Sào Paulo (Copa do Brasil -2002)

o clima morno na gávea & o calor do amor

temporada de especulations em alta no futebol brazileiro.
a respeito de entradas-e-saídas do atual campeão nacional, nadja acertado. ainda.
adriano imperatore confirmado até julho. e a expectativa imediata de perdermos airton para o benfica e o zé do boteko de volta ao shalke. se essa for a tripulação total da barca rubro-negra, convenhamos, até não ficou tão ruim.
afinal, o zé sempre foi do shalke mesmo e, de boa, já era pro fla ter ficado sem ele em setembro, se dependesse do dumbros. e talvez os alemães já o emprestem direto ao cruzeiro. ele nem vai poder matar a saudade do lúpulo germânico.
e quanto ao airton... o moleque não é do flamengo. é da traffic.
foi-se, portanto. lamento.
pro lugar do airton, me parece que vai ficar por isto mesmo: torozinho.
pro lugar do zé roberto, o flamengo quer o artilheiro do amor.
vagner love, dizem, jogaria no flamengo feliz. nunka escondeu ser flamenguista. e ele não gostou muito de tomar porrada de parmerênse na rua. segundo reportagem do estadão, o cska moscou, dono do rapaz, acharia bem mais bacana vê-lo na libertas-2010 do que na copa do brazil. então...
o que está a complicar a viagem de love é a kartolagem do palmeiras, que não vai querer ver o camarada sair do time sem nem ter esquentado lugar. ele chegou à equipe, vale lembrar, no meio do nacional para ser o toque de classe que faltava ao time do muricy. com perspectivas de titulo e libertadores. deixar o love sair assim, no mais, seria a retumbante e indisfarçavel admissão de um frakasso realmente retumbante e indisfarçavel.
e aqui cabem umas perguntinhas de olho no time do andrade...
vagner love funzionaria no lugar do zé do boteko?
entra um e sai outro apenas? será?
love mais imperatore mais pets já somariam três jogadores em campo que não marcam muito. três em onze, será que torozinho & williams dariam conta? porque o maldonado vai passar ainda bons meses no estaleiro... o zé corria o tempo todo... e como ficaria o "equilibrio" do time com lover man?
vagner love seria mais um a se reabilitar com andrade? hein?
ou é tudo caskata de verão? mas... e o obina?

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

cadê angelim?

o time de melhores do mundo segundo a fifa:
casillas; daniel alves, terry, vidic e evra; xavi, iniesta, gerrard e messi; cristiano ronaldo e fernando torres

Oráculos

"Às vezes dois Coutinhos ou dois Tostões não funcionam tão bem como a gente imagina. Às vezes precisa de outro elemento para dar certo."
Lula, sobre o PSDB

"Acho que, quando o jogador é muito bom, dá para duplicar. Dá-se um jeito de colocar os dois em campo"
Serra, sobre a opinião de Lula sobre o PSDB

sábado, 19 de dezembro de 2009

Feliz Natal

Negada, tô saindo de viagem hoje e volto só no dia 31. Então como não vou ter tanto tempo acessando aqui, desejo desde já um Feliz Natal e um ano novo melhor ainda a todos nós e que em 2010 o blog continue sendo parte cada vez mais presente de nossas vidas profissionais, pessoais, emocionais, fraternais, debochadas e ludopédicas.

Saudações tricolores e até mais!!!

Inaudível

Complicado ver a final do torneio de verao da fifa pela Band.

Depois do primeiro gol dos Estudantes, o comentator cravou:

- Barcelona vai ficar marcado por perder aos 36 minutos. Adriano Gabiru fez o gol do Inter em 2006 aos 36 do segundo tempo. Agora, Boselli, do Estudiantes, fez aos 36 do primeiro tempo.

Não bastasse a comparaação absurda, vem a confirmaçao do tempo pela Fifa: o gol argentino fora aos 37.

Os dois jovenzitos que entraram no segundo tempo no Barça entraram com a responsabilidade de 'fazer história', segundo L. Do Valle e Mauro Beting. Daí um jovenzito chamado Pedro faz o gol de empate e Do Valle vibra com a profecia:

- Eu dizia! Eu dizia que ele é predestinado!!!!!!

Adianta a fita.

Adianta para não ouvir Do Valle errando nomes, chamando Boselli de Botchelli, Desábato de Desabáto (como quem diz desabafo em portugues).

Gol do Messi. De pecho! Abre aspas para M. Beting:

- O Barcelona ficou marcado pelo gol de Púbis do Raí naquela final em Toquio, contra o Sao Paulo, agora tem o Messi marcando de peito...

Oh my Dog!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Seleção de cracks

3-4-3

Renè Higuita

Jr. Baiano
Renato Silva
Fabio Cannavarro

Paul Gascoigne
Diego Armando Maradona
Walter Casagrande Junior
Adrian Mutu

Jardel
Reinaldo
Jóbson

Técnico: Mario Sergio Pontes de Paiva

Aeroporto fechado

O grande craque Renato Cajá assinou contrato com o Botafogo.
Não é brincadeira!!!

A longa carreira de Jobson

da Folha Online

Depois de ser flagrado no exame antidoping na partida contra o Coritiba, o atacante Jobson, que disputou o último Campeonato Brasileiro pelo Botafogo, teve seu exame detectado como positivo por cocaína também no jogo contra o Palmeiras, dia 6 de dezembro, e pode ser banido do esporte.

Na ocasião, o Botafogo derrotou o rival por 2 a 1 e assegurou a permanência na Série A em 2010.

Em função da primeira punição, na vitória do Botafogo sobre o Coritiba, por 2 a 0, no dia 8 de novembro, pelo uso da mesma substância, Jobson foi suspenso preventivamente por 30 dias pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

Emprestado pelo Brasiliense até o fim da temporada ao Botafogo, Jobson tinha acertado sua transferência para o Cruzeiro para o ano de 2010, mas o clube mineiro desistiu da contratação.

O Cruzeiro e um investidor desembolsariam R$ 4,5 milhões para adquirir os direitos federativos do jogador.

O Botafogo não corre o risco de perder os pontos conquistados no Campeonato Brasileiro. O atacante tem até o dia 23 para fazer sua pré-defesa do primeiro caso. Apesar de ter contrato com o Botafogo até o fim deste mês, é o Brasiliense quem vai cuidar da situação.

O julgamento do caso ainda não tem data marcada.

"A Comissão Nacional de Controle de Dopagem da CBF comunica que o resultado da amostra da urina do jogador Jobson Leandro Pereira de Oliveira, do Botafogo/RJ, apresentou metabólito da cocaína, substância proibida de acordo com o Regulamento de Controle de Dopagem da CBF e da Agência Mundial Antidopagem (AMA).

O atleta foi flagrado no exame anti-doping feito após a partida entre Botafogo e Palmeiras, no dia 6 de dezembro, no Estádio João Havelange, pela Série A 2009."

a aposta do timão


curíntia em ano de centenário, libertadores. muita emossaum com ronnie fat, r. karlos e agora marcelinho, o carioca. o diretô de marketin do timão tá feliz da vida, achando que vai vender uma pá de camisetas roxas.

mas e o fussball? será que vai adiante? será que vai dar certo como o fla de pet e adriano?

sem o direito ao meio termo, será céu ou inferno pro time do parquinho sao jorge este 2010?

Esse cara é foda

Cielo confirma status e bate o recorde mundial dos 50m livre

Bruno Doro
Em São Paulo

Quem tinha dúvidas de que César Cielo é o principal nadador do planeta, pelo menos em provas de velocidade, perdeu seu último argumento para discussão. Nesta sexta-feira, na sua última competição do ano e na despedida dos supermaiôs, ele somou mais um recorde mundial, agora na prova mais rápida da natação, ao título olímpico e aos dois ouros no Mundial de 2009.

Cielo nadou os 50m livre m 20s91 durante o Torneio Open disputado no clube Pinheiros, em São Paulo. Foi a primeira vez que um nadador das Américas – sim, incluindo os EUA – completou a distância abaixo dos 21 segundos. É também mais rápido do que os 20s94 do ex-recordista francês Fred Bousquet, parceiro de treinos do brasileiro nos EUA.

Na quinta-feira, ele ficou perto, mas os 21s02 não foram suficientes. Cielo aproveitou a sua última competição com uso permitido dos supermaiôs para marcar seu nome na história das provas de velocidade da natação.

"Eu queria muito conquistar este recorde, estava engasgado já. Mais do que para mim, esse recorde é importante para o Albertinho (Alberto Oliveira), que me treina desde os 16 anos. Eu sei que não é fácil para ele, todo mundo dizendo que o meu recorde não foi feito no Brasil, e ele ter que segurar a bomba. Treinei o semestre todo no Brasil, todo com o Albertinho e está aí", desabafou Cielo.

Com isso, Cielo soma o feito dos 50m ao seu recorde mundial dos 100m livre, os 46s91 que valeram a medalha de ouro no Mundial de Roma, em agosto. Nada mal para quem, aos 22 anos, conquistou o ouro nos 50m livre nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, e foi campeão mundial, em Roma, nos 50m e nos 100m livre.

A ANSIEDADE DO CAMPEÃO

Acordei as três da manhã hoje. Dormi apenas quatro horas esta noite, fui dormir às 23h e acordei cedo de ansiedade. Queria muito que isso acontecesse.Cesar Cielo, recordista dos 50m livre
O tempo desta sexta era um objetivo antigo. No Mundial de Roma, Cielo já cobiçava o recorde.

Na Itália, porém, o calendário acabou custando o recorde: o brasileiro nadou eliminatórias, semifinais (no caso da prova individual) e finais do revezamento 4x100m livre e dos 100m livre antes de cair na água para os 50m. Desgastado, foi ouro com 21s08.

"Agora quero tirar férias, curtir umas festinhas no final do ano e voltar com tudo no ano que vem. Quero fazer um pouco das coisas que um jovem de 22 anos faz", comemorou Cielo.
História

O recorde dos 50m livre é a quarta marca mundial que a natação do Brasil quebra só em 2009. Pela segunda vez, com Cielo. Antes, Felipe França, nos 50m peito, e Kaio Márcio, nos 200m borboleta (em piscina curta), já tinham alcançado o feito.

O primeiro a bater recorde mundial no ano foi França, que entre maio e agosto foi o homem mais rápido do mundo nos 50m peito. Sua marca (26s89) só caiu no Mundial de Roma – lá, o sul-africano Cameron van der Burgh foi ouro com 26s67 e o paulista ficou com a prata com 26s76.

Kaio Márcio conseguiu a sua marca há pouco mais de um mês. Na Copa do Mundo de piscina curta de Estocolmo, na Suécia, ele fez 1min49s11, o segundo recorde mundial de sua carreira. O primeiro tinha sido em 2005, quando nadou os 50m borboleta (também em curta) em 22s60 – o recorde atual é 21s80, de Steffen Deibler.

Agora, o Brasil chega a 15 recordes mundiais na história da natação, oito deles em piscina olímpica, de 50m. Maria Lenk bateu três marcas (50m, 100m e 200m peito), Cielo, duas (50m e 100m livre). Completam a lista Manoel dos Santos (100m livre), José Fiolo (100m peito) e Ricardo Prado (400m medley), com uma cada.

Em piscinas de 25m, o revezamento 4x100m livre, então liderado por Gustavo Borges, bateu o recorde mundial três vezes. Kaio Márcio tem duas marcas (50m e 200m borboleta), contra uma de Borges (100m livre) e outra de Thiago Pereira (200m medley).

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Mercado da bola - faltou um

As gatas da década (parte II)

1 - Maria Sharapova (RUS) - tênis

2 - Anna Kournikova (RUS) - tênis

3 - Jennie Finch (EUA) - softball

4 - Natalie Gulbis (EUA) - golfe

5 - Kristi Leskinen (EUA) - esqui

Há exatos três anos


GOOOOOOOOOL!!!!! GOOOOOOOLLLL!!!!

GABIRÚ FAZ 1 X 0 INTERNACIONAL CONTRA O BARCELONA!!

O INTER VAI SER CAMPEÃO DO MUNDO!! FALTAM 10 MINUTOS PARA ACABAR A PARTIDA!!!

O INTER VAI SER CAMPEÃO DO MUNDO!!

As gatas da década (parte I)

6 - Leryn Franco (PAR) - lançamento de dardo

7 - Allison Stokke (EUA) - salto com vara

9 e 8 - Bia e Bianca Feres (BRA) - nado sincronizado

10. Amanda Beard (EUA) - natação

Eleição do site Bleacher Report

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Quem?

Botafogo está perto de anunciar a grande contratação do meia Renato Cajá, do Grêmio.

CM, essa é pra você

Contraprova revela: Jobson usou droga

Jobson usando droga: que feio!



Rumo aos 50 mil

49.525 acessos

Até agora este é o número de internautas que ganham seu tempo lendo os posts e comentários dos nobres colegas.

pintura de hexa

além do emocionante tento de angelim, um punhado de golaços marcou a campanha do sexto título brasileiro do flamengo. adriano fez de fora da área contra santos e sport e de cobertura contra o coritiba, por exemplo. pet fez dois olímpicos, contra galo e palmeiras. no jogo do palestra itália, ainda bateu marcos com um toque genial no primeiro tempo. até josiel (lembram dele?) brilhou ao encobrir o goleiro do santo andré no começo do campeonato.

é hora de escolher o gol mais bonito do hexa.

para ajudar, os links dos gols no youtube:
adriano (fla 3x0 coritiba) www.youtube.com/watch?v=y8l14Mfg8v0
pet (fla 3x1 atlético-mg) www.youtube.com/watch?v=OhMz8ernjcM
pet (fla 2x0 palmeiras) www.youtube.com/watch?v=27THPB_0ZA0
adriano (fla 2x1 santos) www.youtube.com/watch?v=cB5_KTeIUoE
adriano (fla 3x0 sport) www.youtube.com/watch?v=u_ivw-74dcs
josiel (fla 2x1 santo andré) www.youtube.com/watch?v=FOU4MA6L6l0

Uma questão de perspectiva

O Coritiba caiu pra segundona, perdeu 30 mandos de campo e vai ter de pagar 600 milhas em função da baderna promovida pela bandidagem green hell.
Tudo isso no ano do seu centenário.
E eu que tinha ficado muito puto quando, nos 100 anos do Mengão, tive que aturar o pior ataque do mundo: Sávio, Romário e Edmundo.

Campeonato da Eslovênia2009/2010 - Artilharia

Após 22 rodadas
Jogador Equipe Gols

D. Jelic Maribor 13

M. Osterc Gorica 12

D. Volas Maribor 10

S. Cimirotic Olimpija 9

M. Brulc Koper 9

D. Radujko Koper 7

M. Pavlin Koper 7

M. Drevensek Drava 7

Marcos Tavares Maribor 7

S. Dvorancic Celje 7

V. Milenkovic Interb… 6

G. Da Silva Olimpija 5

D. Biscan Celje 5

A. Ceh Nafta 5

M. Mesic Rudar 5

grandes heróis do hexa: delair dumbrosck

o sexto título brazileiro conquistado pelo flamengo já foi parar na conta do márcio braga. claro.
mas nosso adorável kartola falastrão passou o certame nacional afastado por recomendações medikas.
e quem conhece o clube de regatas do flamengo & suas peculiaridades politikas soube pesar a importância da ausência de márcio braga.
quem esteve por lá diariamente foi delair dumbrosck, o vice.
dumbrosck, várias vezes, atirou no que viu e acertou no que não viu. o caso mais lindo, sabemos todos, foi a volta de petkovic para renegociação de dívidas. o fla ganhou um alívio nas finanças e, de lambuja, ganhou também o craque inconteste do brazileiro-2009. e mais: a chegada do pets estourou o cabo-de-guerra rubro-negro. pets entrou pruma porta, kleber leite & comparsas saíram peloutra.
só isso, só de o kleber ter picado a mula, já valeu.
dumbrosck ainda foi bafejado com la suerte dos legítimos campeões. quis contratar um bando de treinador mixuruca, não deu certo. quis se livrar do zé roberto, não deu certo.
enquanto marcio braga ficou lá no cantinho dele, falando o menos possível. comprou o chope, mas não saiu avisando da fiesta.
e agora, logo depois da conquista do hexa, dumbrosck perdeu as eleições para a patricia amorim. de lavada. ficou claro que está mais do que na hora de márcio braga & amigos darem um tempinho. é hora de o clube de regatas do flamengo tentar novos caminhos, descobrir novos líderes. fazer isso com a faixa de hexacampeão no peito é mais fácil & bem mais gostosinho.
valeu dumbros, prazer em conhecer. e aquele abrazo.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Agora estou mais preocupado

Cuca avisa que agora a luta do Fluminense será brigar por títulos.

Técnico afirma estar feliz com o acerto por mais um ano e diz que o clube vai buscar atletas guerreiros, assim como os que já estão nas Laranjeiras.

globoesporte.com

Agora fiquei preocupado

Alessandro garante à torcida:

"Botafogo vai brigar por títulos em 2010"

Lateral-direito afirma que manutenção da base e renovação de Estevam Soares serão fatores importantes para melhor desempenho no próximo ano.

globoesporte.com

De achismo em achismo

Eu adoro as polêmicas de futebol e a forma como os "especialistas" da imprensa esportiva opinam sobre o assunto.

Vejam como uma coisa simples, que é a contratação do Roberto Carlos (se é que ele vem mesmo), pode ter opiniões tão opostas:

ANDRÉ KFOURI - Colunista do LANCENET!
Pelo que a gente tem visto, ele mudou bem a forma de jogar. Não é mais aquele lateral de ir ao fundo, mas certamente tem a experiência para ajudar ao Corinthians. Será perigoso em cobranças de faltas. Será um jogador diferente, será um lateral mais posicionado. Eu acho uma boa contratação.

BENJAMIN BACK - Colunista do LANCENET!
É um jogador que não imaginava que iria vestir a camisa do Corinthians. Para jogar na lateral, não me parece o cara mais indicado. Ele não tem mais aquela velocidade, talvez a única coisa favorável é a experiência. Ele me passa uma impressão de descaso em campo.

CARLOS ALENCAR - editor da TVLANCE!
Melhor do que qualquer lateral-esquerdo disponível no elenco do Corinthians, ele é, mas isso não significa grande coisa. Acho que o Roberto Carlos vai contribuir muito mais com a experiência do que com a técnica. Mas a relação custo-benefício é duvidosa.

MAURO BETING - Colunista do LANCENET!
Acho um baita reforço para o Corinthians, assim como seria para qualquer clube brasileiro ou da América do Sul. Tecnicamente, é o melhor lateral-esquerdo da história do Real Madrid (ESP) e também do Palmeiras. Na Europa, aprendeu a marcar como lateral, não apenas como ala. Pelos títulos e experiência, está pronto para qualquer tipo de pressão. A situação de ser um ex-palmeirense não influenciará em nada, já que são mais de 14 anos fora do Brasil. Ele já é um cidadão do mundo. Ótima contratação.

ROBERTO ASSAF - Colunista do LANCE!
Eu não acredito mais no Roberto Carlos não. Acho que ele vem para Brasil com o objetivo de encerrar a carreira mesmo. Você nota isso pela trajetória do jogador. Saiu do Real Madrid para jogar na Turquia e agora vem para o Brasil. O cara vai tentando se manter, procura um clube grande, mas o gás vai acabando. Tem uma hora que não dá mais.

WLADIMIR - Ex-lateral do Corinthians
Eu acho que, com sua experiência internacional, vai agregar e contribuir no esquema do Mano Menezes. Não tenha dúvida que sua capacidade técnica será excelente para os mais jovens dentro de campo, vai contribuir demais a equipe. É uma grande contratação.

posts (e comentários) para sempre (II)

de carona no post de cm, mais frases divertidas compiladas do blog.
ps (não tem nenhuma minha. mas é porque escrevo pouco...).

* O SPFC será o campeão, com sobra. O Framengo só tem uma dúvida: em qual bela praia carioca morrerá - renato, autor da já célebre frase "o que dizer de um time que perde do lanterna em meio à briga pelo título".*

* O que mais horroriza o flamenguista é que, quando o ano começa, eles acham que vão alcançar o são paulo. e, no fim da temporada, esperneiam ao se enxergar no espelho e ver que estão iguaizinhos ao Botafogo: vivendo do passado.libertadores? nunca mais.conquistas expressivas? só no youtube. - cm, no meio do campeonato.

* Este é o Flamengo (...) Um time que tem um técnico que não é técnico, um atacante que já se declarou aposentado e um arrasta-b*sta com a camisa 43. DB, direto do maraca após a vitória sobre o timão.

* O São Paulo é o campeão brasileiro de 2009 - zethi, após o empate do spfc com o grêmio.

* É difícil sentir o cheiro de um bode fedendo numa festa repleta de animais pestilentos, carniceiros e fétidos como os urubus. Mas ele tá fedendo - ciro, confiante no hepta.

* O flamengo está alijado do brazileiro-2009 - berna beat, após a derrota contra o barueras.

* Particularmente, acho que o Fla irá refugar, como de costume - otto, sobre as chances de o fla ser campeão, antes do jogo com o goiás.

* o chope acabou - berna beat, após o empate com o goiás.

* yes, he can - cm, apostando em mário sérgio para técnico campeão brasileiro depois da antepenúltima rodada.

* yes, we can - zé gotinha, animado depois da penúltima rodada.

* É notório que, quando o barco está afundando, os ratos são os primeiros a pular fora - marcos pinheiro, fulo da vida com fred em outubro.

* Eu sei que meu time está rebaixado. Desde agosto, como disse acima - claro, não vou ficar discutindo com alguns amigos iludidos que ficam fazendo projeções do tipo "e se", "ainda dá", mas, na boa, já era - felipe, desesperançado mesmo após a virada contra o cruzeiro.

Atendendo a pedidos do Guga

Média de público nos principais campeonatos europeus. Em destaque, o número médio de torcedores pagantes aos jogos realizados na Romênia.

Albania 2,198
Austria 5,285
Austria 2nd div. 2,032
Belarus 2,826
Belarus 2nd div. 1,429
Belgium 10,105
Belgium 2nd div. 1,708
Bosnia 2,728
Bulgaria 3,344
Bulgaria 2nd div. 979
Croatia 3,313
Cyprus 3,335
Czech R. 3,892
Czech R. 2nd div. 1,034
Denmark 7,306
Denmark 2nd div. 846
Denmark 3rd div. 519
England EPL 35,464
Finland 1,933
Finland 2nd div. 558
France 19,757
France 2nd div. 6,150
France 3rd div. 1,718
Georgia 989
Germany 33,794
Germany 2nd div. 11,119
Germany 3rd div. 2,679
Greece 3,365
Hungary 3,212
Iceland 992
Italy 25,474
Italy 2nd div. 10,395
Italy 3rd div. 2,857
Kazakhstan 5,376
Latvia 618
Lithunia 1,019
Luxemburg 373
Moldova 1,566
Netherlands 16,255
Netherlands 2nd div. 3,126
Netherlands 3rd div. 821
Norway 6,201
Norway 2nd div. 1,188
Poland 5,142
Poland 2nd div. 1,744
Portugal 7,012
Romania 7,263
Russia 11,643
Russia 2nd div. 7,373
Scotland 15,629
Scotland 2nd div. 2,132
Serbia & M. 1,767
Slovakia 3,358
Slovenia 1,252
Spain 28,593
Spain 2nd div. 7,448
Switserland 7,779
Sweden 10,161
Sweden 2nd div. 1,391
Ukraine 7,432
Ukraine 2nd div. 2,722
Wales 283

grandes heróis do hexa: zé roberto

o clube de regatas do flamengo tinha um ataque majestádico a rodadas tantas do brazileiro-2009. o imperador adriano & o sheik emerson estavam se entendendo bem demais e até parecia que o flamengo poderia tentar alguma cousa além de um décimo-quinto lugar.
mas aí os árabes entraram na história e, prometendo um oásis particular e meia dúzia de camelos, levaram o sheik de volta para o deserto.
quem teve que consertar o estrago foi, adivinhe quem?, o andrade.
enquanto os kartolas da gávea corriam atrás de um outro avante no meio da temporada, o andrade lembrou de ir ali no bar chamar o zé roberto.
o popular zé do boteko.
que tinha sido trazido ao flamengo pelo cuca, mas que o próprio cuca tinha largado de mão. (aliás, como já o fizera antes no botafogo.)
o zé era aquele estorvo. ganhando bom salário pra não fazer nadja.
andrade apostou nele - não tem tu, vai tu mesmo - e zé roberto entrou em forma. correu feito maluko e meteu gols fundamentais na recta final. o plebeu caía pela esquerda e caía pela direita, entrava em facão na grande área, cruzava a pelota pro imperatore. e ainda subia e descia entre o ataque e o meio-campo, como se fosse ele também um williams.
como adriano e petkovic, zé roberto também viveu sua redenção particular no brazileiro-2009.
e a nação rubro-negra deve agradecer não apenas ao andrade.
ao wellington paulista também. entre o flamengo e o cruzeiro estava tudo acertado. zé roberto iria pra minas e o fla ainda ajudaria a pagar-lhe os salários. quem melou foi o wellington. o garoto quis ficar no cruzeiro pra ser vice da libertas e quarto colocado no brazileiro. boa.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Quem é Denílson


Denilson
16 de fevereiro de 1988
São Paulo
Posição: Volante
Clube: Arsenal

Em novembro completou 100 jogos vestindo a camisa do Arsenal na Premier League.

Diz o site do Arsenal:

"Another good season for Denilson could yet earn him a place at the 2010 World Cup. The Brazilian made more appearances and more Premier League starts than any Arsenal colleague and touched the ball more times than any other Premier League player."

Agora diz Arsene Wenger, francês, técnico do Arsenal desde 1996 (quando Denilson tinha apenas oito aninhos) ao Daily Mail:

"Denilson gives us a stability. Because we are a team that goes forward, we need to win the ball back in strong positions and he contributes to that. He’s a good passer and keeps it simple, which is always a sign of class."

Meus argumentos são fragiles.
Bom mesmo é o Felipe Melo e as convocatórias do Bunga!

Médias de público

Seguindo a linha do querido Martins no post abaixo, quando colocou as médias de público do Brasil e da Argentina, seguem as médias de público dos principais campeonatos do mundo na temporada 2007/2008.

É mais uma contribuição para o debate:

Inglaterra

Manchester United
75.304

Arsenal
60.040

Newcastle
48.749

Liverpool
43.611

Manchester City
42.898

Chelsea
41.563

Sunderland
40.168

Aston Villa
39.990

Tottenham
35.928

Everton
35.442

West Ham
33.610

Middlesbrough
28.428

Stoke City
26.855

West Bromwich
25.827

Hull City
24.816

Fulham
24.336

Blackburn
23.559

Bolton
22.385

Portsmouth
19.829

Wigan
18.413

Espanha

Real Madrid
73.184

Barcelona
68.807

Atlético de Madri
46.473

Sevilla
41.789

Bétis
38.052

Athletic Bilbao
36.632

Valencia
35.842

Málaga
24.601

Espanyol
23.597

Sporting Gijón
22.260

Villarreal
19.736

Racing Santander
17.862

Osasuna
17.578

La Coruña
17.526
Recreativo Huelva
16.781

Valladolid
16.724

Mallorca
14.875

Almería
12.488

Getafe
11.052

Numancia
8.081

Alemanha

Borussia Dortmund
74.626

Bayern Munique
69.001

Schalke 04
61.412

Hamburgo
54.701

Hertha Berlim
52.606

Stuttgart
52.334

Colônia
48.958

Borussia Mönchengladbach
47.540

Eintracht Frankfurt
46.511

Hannover 96
41.859

Werder Bremen
40.483

Hoffenheim
28.100

Karlsruher
27.746

Wolfsburg
27.704

Bayer Leverkusen
26.997

Bochum
25.147

Arminia Bielefeld
23.264

Energie Cottbus
16.878

França

Olympique de Marselha
52.202

Paris Saint-Germain
40.697

Lyon
37.423

Saint-Etienne
28.559

Bordeaux
26.768

Nantes
24.179

Rennes
23.296

Toulouse
20.037

Caen
18.848

Nancy
17.994

Lille
17.667

Grenoble
16.983

Sochaux
14.528

Auxerre
14.328

Le Havre
13.566

Valenciennes
12.701

Lorient
11.468

Nice
10.621

Le Mans
10.330

Monaco
8.511

Itália

Milan
60.082

Internazionale
53.274

Napoli
40.759

Roma
39.568

Lazio
35.473

Fiorentina
31.549

Genoa
26.205

Palermo
24.042

Sampdoria
22.820

Juventus
21.241

Bologna
20.948

Torino
18.163

Catania
17.905

Udinese
15.052

Atalanta
13.134

Cagliari
12.552

Chievo Verona
12.453

Lecce
12.237

Siena
11.286

Reggina
10.797

Destruindo mitos: argentino não vai a estádio PN

Média de público do campeonato argentino em 2006 (vinte primeiros). Ou seja, o lider de publico na Argentina ficaria em sexto lugar no Brasil. O Santos, em 17º, teria a quarta melhor media na Argentina.

Se alguém tiver os dados mais recentes de lá, agradeço o envio. Mas não creio que vá mudar muito.

Fora este fato incontestável, resta apenas a subjetividade do "eles apoiam mais", que, aí, fica a critério de cada um.

1) River Plate - 15.447
2) Boca Juniors - 12.656
3) Independiente - 11.000
4) Racing - 9.858
5) Belgrano - 9.019
6) Estudiantes - 8.725
7) Rosário Central - 7.030
8) San Lorenzo - 6.651
9) Nueva Chicago - 6.213
10) Vélez Sarsfield - 6.201
11) Newell's Old Boys - 6.115
12) Godoy Cruz - 6.033
13) Lanús - 4.957
14) Gimnasia La Plata - 4.909
15) Arsenal - 4.560
16) Quilmes - 4.445
17) Colón - 4.177
18) Banfield - 4.161
19) Gimnasia de Jujuy - 3.894
20) Argentinos Juniors - 3.698

No Brasil, na mesma época, ficamos assim:

1) Grêmio - 25.630
2) São Paulo - 22.949
3) Internacional - 22.084
4) Flamengo - 15.527
5) Corinthians - 15.452
6) Cruzeiro - 15.239
7) Vasco - 13.450
8) Palmeiras - 12.748
9) Fortaleza - 11.786
10) Fluminense - 11.763
11) Paraná - 10.636
12) Atlético Paranaense - 10.505
13) Goiás - 10.305
14) Figueirense - 10.127
15) Santa Cruz - 9.929
16) Botafogo - 9.124
17) Santos - 9.058
18) Ponte Preta - 5.648
19) Juventude - 3.956
20) São Caetano - 1.906

da secular arte de beijar a mão

(então foi pra isso que fizeram tanta questão de que o adriano descesse da vila cruzeiro?)

Seleção dos sonhos!

Depois de DB pedir a convocação de Denílson, volante do Arsenal, segue uma lista de nomes para compor a Seleção Brasileira.

Notem que são todos grandes craques (sic) que disputam a Liga dos Campeões da Europa (vejam que o meu corte foi nos jogadores do maior torneio de clubes da Europa! Fui exigentíssimo!):

Helton (Porto)
Elinton Andrade (Olimpique)
Cris (Lyon)
Igor de Camargo (Standard Liège)
Marcelo Camozzato (Standard Liège)
Cacau (Stuttgart)
Elson (Stuttgart)
Anderson (Lyon)
Michel Bastos (Lyon)
Hilton (Olimpique)
Fábio (Manchester United)
Ricardo Vilana (Unirea Urziceni)
Jussiê (Bordeaux)
Leandro Almeira (Dínamo de Kiev)

Como todo mundo que joga na Europa é craque (sic), eu acho que temos de convocar todos esses!!

Vou iniciar um movimento Fora Dunga porque ele prefere o Kaká e não chama o Hilton, do Olimpique!

Bidone d'oro

White Martins fala que é implicancia, mas agora vai ter que se desdobrar para defender o Bunga nesta:


Escolhido pela audiência da RAI.

Foram mais de 18 mil votos em favor do nosso volante titularíssimo nas partidas contra North Korea, Cote D'Ivore e Portogalo, em junho próximo.

grandes heróis do hexa: williams

nelson rodrigues dizia que a camisa do flamengo joga sozinha. bela frase do grande nelson, poeta da bola e da vida.
embora saibamos cá, na nação rubro-negra, que o manto sagrado pode até jogar sozinho, mas ajuda um bocado que, dentro dele, tenha um caboclo dando o sangue. nosso sangue.
nesse sentido, ao longo de todo o brazileiro-2009, nunka houve um jogador como williams.
ele chegou ao clube de regatas do flamengo no início do ano. foi pescado do time do santo andré, que subira pra primeira divisão nacional. e logo durante o estadual ele já mostrou seu valor. mais adiante, quando andrade assumiu o time, williams teria uma missão ainda mais importante, saindo da cabeza-de-área pra ocupar uma falsa ponta-direita, subindo pro ataque e tendo de cuidar da avenida leonardo moura.
williams então tinha três funções neste fla: marcar, armar & se apresentar no ataque. não foi perfeito nas três, não mesmo, mas a cada lance fazia valer cada gota de nosso suor sagrado.
williams não é apenas um herói do hexa.
williams, pode olhar pro campo, na verdade são três.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Históóóórico


O time do Banfield conquistou hoje seu primeiro título argentino em 113 anos de vida.

Direito a férias é o caralho...

Como é chato um domingo sem futebol no Brasil. Puta que o pariu...

Musa do domingo

Joana Prado, a Feiticeira

Como fazer um gordinho brochar em 3s

grandes heróis do hexa: david

os dias anteriores ao embate flamengo x gremio, pela última rodada do brazileiro-2009, foram da mais pura & intensa pressão psicologika.
nunka antes na história deste país, um time de futebol foi tão secado por tanta gente junta. os tresloukados inventaram até a teoria da entregada do gremio. como se justo o "tricolor imortal" pudesse se deixar vencer num marakas lotado num jogão desses. insanos.
era apenas mais um gesto torpe, claro, para jogar toda e qualquer responsabilidade no colo do clube de regatas do flamengo. e também para tentar esvaziar o feitio historiko de nossa conquista que se acercava - célere e surpreendente como a própria vida.
por isso o terror absoluto, a calar toda uma nação, quando o garoto roberson chutou aquela pelota marota na pequena área flamenguista, diante dos atônitos e congelados defensores rubro-negros. quem era aquele guri? cabañas redivivo?
te digo: foi o mais sinistro dos filmes de terror.
foram oito minutos de inferno.
oito minutos que, se contados no relógio, passariam rápido, imagino, mas que ali, naquele purgatório colectivo de ilusões & esperanzas, duraram toda a existência. longos oito minutos de silêncio, de cheiro de morte. longos oito minutos a repercutirem todos dezessete anos de contrição.
por isso, aos 29 do primeiro tempo, quando david reboteou aquela bola na área gremista, ele não era mais um rapazola de 22 anos. david não era mais o zagueirinho que fora dispensado pelo palmeiras, que rodou pelo panathinaikos, que o flamengo trouxe em setembro para "completar o elenco"... david não era sequer o mesmo garoto que vacilara no gol gremista oito minutos antes...
quando airton duas vezes pulou na área gremista para duas vezes cabecear a pelota e mantê-la viva,
quando a bola voltou diante do adriano imperatore a se fazer de pivô le bron james,
quando a redonda enfim se ofereceu saltitante na relva para uma bicuda...
quando a bola encontrou a costura da rede, lá no fundo do gol, aquele que a chutara, david, não era mais um rapazinho.
david já era um homem.

sábado, 12 de dezembro de 2009

o último a sair, favor apagar a luz

é... estas próximas semanas vão ser de matar.
já comezou a sangria. aberta a temporada de desmanche na gávea.
airton deve ser o primeiro a tomar seu rumo.
jovem volante, cria da casa, airton surgiu bem demais como titular do flamengo ainda no estadual deste ano. depois fez umas besteiras, bateu muito, tomou até gancho ao pisar no nilmar durante a copa do brazil.
mas a entrada de maldonado ali na meia-cancha, escrevi isso hoje mesmo, fez com que airton, de 19 anos, se mostrasse como é: futuroso atleta.
a mim, te digo, às vezes me lembra mozer pela tranquilidade de sair jogando de cabeza em pé, esguio, altivo & cool.
agora deve ir fazer isso lá no... benfica. time de mozer.

"A imprensa esportiva de Portugal informou neste sábado que o volante Airton, do Flamengo, está a um passo de ser contratado pelo Benfica, com quem pode assinar já na segunda-feira."

http://espnbrasil.terra.com.br/flamengo/noticia/92109_AIRTON+ESTA+COM+OS+PES+NO+BENFICA+DIZ+IMPRENSA+PORTUGUESA

peraltices em abu dhabi

pelota redondinha na tarde de sábado:
auckland city x atlante do mexico

mais um jogaço, ao vivo, ahora, na tevê.
cortesia do mundial interclubes da fifa.

sentadinhos no banco do atlante:
o meia lucas silva (ex-fogão)
y o artilheiro uruguayo
horacio peralta (ex-mengão).

Anote ai

Dia 11 de fevereiro tem a estreia do Galo da Borborema na Copa do Brasil, o caminho mais curto para a Libertadores.

Será em Votorantim, contra o Votoraty, no interior paulista. (Como é que esse time foi parar na Copa do Brasil?)

A diretoria do Treze não ficou satisfeita ao saber que as finais da Copa do Brasil será apenas após o torneio de verão da fifa, a ser realizado na África del Sür.

grandes heróis do hexa: maldonado & álvaro

fábio luciano não botava a menor fé no brazileiro-2009.
conquistado o tri-estadual sobre o foguito, nosso capitão pendurou as chuteiras.
vacilou. fez ronaldo angelim penar um extra na retaguarda rubro-negra e ficou de fora do high light da temporada.
e o clube de regatas do flamengo só engrenou mesmo neste brazileiro graças a uma reforma de meia-sola armada pela diretoria. maldonado estava passeando na turkia, álvaro estava afastado do internacional pelo técnico tite.
não teve muita escolha, muita barganha, meio de temporada...
mas andrade soube encaixar álvaro ali na zaga, e angelim voltou a ser o gigante angelim. andrade soube encaixar maldonado ali na meiúca, e airton voltou a ser este jovem promissor. álvaro & maldonado, sem alarde, botaram o time de pé.
por ironia da pelota, nossos dois fundamentais reforzos ficaram de fora do prélio final. álvaro, suspenso, deu lugar ao mais impensável dos heróis do hexa. e maldonado, de muletas, pelo menos garantiu um merecido espaço no poster.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Temporada 2010

A CBF divulgou hoje o ranking nacional de clubes.
Veja a lista dos 20 primeiros colocados no ranking da CBF:

1º Grêmio - 2.092
2º Corinthians - 2.079
3º Flamengo - 2.039
4º Vasco - 2.031
5º São Paulo - 1.997
6º Atlético-MG - 1.979
7º Palmeiras - 1.956
8º Internacional - 1.942
9º Cruzeiro - 1.891
10º Santos - 1.746
11º Fluminense- 1.658
12º Botafogo - 1.615
13º Goiás - 1.478
14º Coritiba - 1.473
15º Guarani - 1.470
16º Sport - 1.463
17º Portuguesa - 1.366
18º Atlético-PR - 1.320
19º Bahia - 1.318
20º Vitória - 1.291

benfeito

quando ofereceram ao wagner mancini treinar o
clube de regatas do flamengo,
ele disse que não, obrigado, feliz pela lembranza.
que preferia ficar lá no victoria & tal...
agora mancini está prestes a assumir o vaisco.

Seis segundos

Irão às oitavas de final da Libertadores os campeões de cada grupo, acompanhados dos seis melhores segundos colocados nos oitos grupos iniciais. Os mexicanos San Luís e Chivas Guadalajara não precisarão participar da etapa inicial. Eles começam nas oitavas, já que foram afastados da última edição da Libertadores em função da gripe suína.

Fonte: G1

mil flamengos

o parmêra vacilou e sobrou da libertas-2010. não há de ser nadja:
o verdones estreia na copa do brazil contra o flamengo, do piauí.
parabens, muricy

Mercado da bola - VII



Acabou!
Antes que pensem: não fiz as imagens e, sim, sei usar (e bem) o Photoshop. A fonte é o www.treta.com.br.

Mercado da bola - VI



É o penúltimo, gente. A bobeira vai acabar.

Mercado da bola - V

Mercado da bola - IV

Mercado da bola - III

Mercado da bola - II

Mercado da bola - I

Nooooooooooooooooooossa


grandes heróis do karnaval

grandes heróis do hexa: bruno & os malas

te confesso que não sei se eles seriam heróis ou, talvez, anti-heróis do hexa:
bruno zousa, leo moura & juan maldonado.
três pesadas malas que tiveram participações bem irregulares na campanha do clube de regatas do flamengo neste brazileiro-2009.
bruno zousa, a exemplo do estadual, fechou o certame nos brazos do povo. se catou penalties em jornadas épicas, antes comera perus constrangedores. e nos constrangeu também com palabras.
depois da partida contra o goyas, aquele 0 x 0 com gosto de morte num marakas lotado, falou bobagem sobre a torcida, sobre a pressão da torcida, e teve que passar o resto da semana dizendo que não era bem aquilo.
suas lambanças fora de campo (p*taria em betim, p*rrada na mulher) são bem conhecidas e parecem refletir o maior problema de bruno zousa na grande área: achar-se muito.
perceba que muitos de seus frangos nascem disso e, não custa lembrar, no jogo contra o gremio, ele entrou numas de querer driblar um atacante oponente, na bica da área, e quase, quase, pôs tudo a perder.
pelo menos a esta altura da temporada, bruno zousa já deve saber quem é andrade.
leonardo moura e juan maldonado foram tão problemáticos quanto bruno neste brazileiro... e bem menos decisivos...
juan, outro sujeito esquentadinho dado a desautorizar seus superiores, já arranjava problemas nas internas desde o estadual.
ao longo do brazileiro, a saída de juan do time - contusão - e a entrada do garoto éverton foram fundamentais para andrade consertar a equipe taticamente. quando juan voltou, everton por sua vez machucado, se revelou ponto frágil. pouco explorado por nossos adversários. sorte.
leo moura, assim como juan, tanto (não) fez que ouviu muitas e muitas vaias a cada vez que pegava na bola. o auge do confronto de moura com a nação deu-se no flamengo x nautiko do primeiro turno. nosso (anti) herói meteu um gol de empate, modesto empate, e saiu xingando e mandando a torcida calar a boca.
logo depois arranjou uma contusão - ele também - e ficou um tempo de molho enquanto tentava descolar uma transferência para o então cska moscou de zico...
sem querer me esticar mais nesta já comprida chronicle, só queria meter o andrade aqui agora.
por interessante perceber como andrade fez o poder do time mudar de mãos. aproveitou a má fase física/técnica/moral de ambos os laterais para abandonar um padrão de jogo há muito manjado.
ao mesmo tempo, manteve a brazadeira de capitão com bruno zousa, mas visivelmente mudou o nucleo de comando da gávea. bruno, leo & juan, me parece, perderam a ascendência para um novo trio: ronaldo angelim, petkovic & maldonado.
interessante acompanhar no que isso vai dar na temporada 2010.
(até porque, posso estar sendo leviano, mas acho que bruno, leo & juan se esforzaram um pouquito além da conta na hora de derrubar cuca. ou alguém acha normal o fla levar de cinco do c*ritiba e tomar quatro gols do esporte recife em oito minutos? estamos falando de dois times solenemente rebaixados no mesmo certame em que o flamengo foi campeão... abre o olho, andrade.)

momento rubens ewald filho


quem nunca imaginou poder trocar uma ideia com seu ídolo?

ainda mais num momento barra-pesada da vida, como o que está passando o cinquentão solitário eric, um carteiro inglês f*dido e mal pago.

os colegas de trabalho, ao serem provocados em sobre quais pessoas gostariam de se espelhar, respondem o previsível: gandhi, mandela, frank sinatra, etc.

mas o protagonista do filme de ken loach, fanático torcedor do man united, escolhe o francês eric cantona.

e o próprio se materializa no seu quarto.

enquanto tomam vinho e dividem um cigarrinho do capeta, o ex-jogador dá conselhos impagáveis para o fã superar a crise com a ex-mulher e os dois enteados.

o filme, em cartaz em brasília, é um pouco irregular, mas vale pela performance canastrona do ex-jogador (sempre recitando filosofices de boteco) e pela cena final surpreendente, que mostra o grau de idolatria dos torcedores mancunianos em relação ao francês - espécie de edmundo europeu.

e é com essa dica cinematográfica ("vale a pena conferir!") que me despeço temporariamente dos colegas de cbet, prometendo voltar em 2010 para disputar com os vascaínos o direito de ser vice do mengão no kariokinha (se bem que acho que dessa vez vai dar flu, mas isso é pra depois).

boas entradas e boa temporada para todos.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

clube de regatas do flamengo: seu outro nome é vencer

o flamengo acaba de derrotar o fluminense.
partida válida pela primeira fase do III torneio rio-são paulo de showbol.
o jogo aconteceu em petrópolis, região serrana do estado do rio.
o rubro-negro, depois de terminar a primeira etapa perdendo por 2 x 0,
fechou o desafio em inebriantes 6 x 4; atuação destacada de marquinhos.

feel good hit of the summer

parece que o jobson era muito chegado a seu ex-patrão LE

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1410888-9825,00-CONTRATADO+PELO+CRUZEIRO+JUNTO+AO+BOTAFOGO+JOBSON+E+PEGO+NO+ANTIDOPING.html

Do Botafogo para o mundo

O atacante Jobson está envolvido com outra droga.

Vai ser punido e pode pegar de 120 a 720 dias.

Acho que chegou a hora de o Botafogo ser responsável por alguma coisa.

Quem ganha mais

A lista com todos os treinadores que vão estar na Copa do Mundo de 2010.

E o senhor Dorival queria ganhar R$ 5 milhões por ano para comandar o Vasco da Gama.

É brincadeira?

1- Fabio Capello (Inglaterra) – R$ 23,3 milhões por ano
2- Marcelo Lippi (Itália) – R$ 7,95 milhões
3- Joachim Low (Alemanha) – R$ 6,6 milhões
4- Berter Van Marwijk (Holanda) – R$ 4,7 milhões
5- Ottmar Hitzfeld (Suíça) – R$ 4,6 milhões
6- Vicente Del Bosque (Espanha) – R$ 4 milhões
7- Carlos Queiroz (Portugal) – R$ 3,6 milhões
8- Pim Verbeek (Austrália) – R$ 3,2 milhões
9- Carlos Alberto Parreira (África do Sul) – R$ 3,2 milhões
10- Javier Aguirre (México) – R$ 3,2 milhões
11- Dunga (Brasil) – R$ 2,1 milhões
12- Diego Maradona (Argentina) – R$ 2,1 milhões
13- Takeshi Okada (Japão) – R$ 2 milhões
14- Ricki Herbert (Nova Zelândia) – R$ 2 milhões
15- Otto Rehhagel (Grécia) – R$ 2 milhões
16- Paul Le Guen (Camarões) – R$ 1,7 milhão
17- Marcelo Bielsa (Chile) – R$ 1,5 milhão
18- Raymond Domenech (França) – R$ 1,5 milhão
19- Vahdi Halilhodzic (Costa do Marfim) – R$ 1,5 milhão
20- Huh Jung-Moo (Coreia do Sul) – R$ 1,1 milhão
21- Morten Olsen (Dinamarca) – R$ 1 milhão
22- Milovan Rajevac (Gana) – R$ 1 milhão
23- Radomir Antic (Sérvia) – R$ 800 mil
24- Bob Bradley (EUA) – R$ 720 mil
25- Majtaz Kek (Eslovénia) – R$ 650 mil
26- Gerardo Martino (Paraguai) – R$ 650 mil
27- Rabah Saadane (Argélia) – R$ 650 mil
28- Reinaldo Rueda (Honduras) – R$ 620 mil
29- Vladimir Weiss (Eslováquia) – R$ 570 mil
30- Oscar Tabarez (Uruguai) – R$ 545 mil
31- Kim Jong Hun (Coreia do Norte) – R$ 450 mil
32- Shaibu Amodu (Nigéria) – R$ 330 mil

Bacanais russos

Imprensa acusa Rússia de fazer "bacanais" nas concentrações

Moscou

A decepção da não classificação da Rússia para a Copa do Mundo de 2010 agora tem uma explicação e até culpados. De acordo com uma emissora do país, os jogadores russos promoviam festas - cheias de mulheres, cigarros e bebida - nas concentrações antes dos jogos eliminatórios. Após ser batida pela Eslovênia na repescagem e ser obrigada a ver o Mundial da África do Sul apenas das arquibancadas ou pela televisão, um escândalo enorme começa a ser revelado.

Antes da partida decisiva contra a Eslovênia, integrantes do elenco russo - em especial os que atuam em clubes ingleses - teriam feito uma grande festa durante toda a madrugada, bebendo cerveja e fumando no Tverskaya Street, um dos mais famosos bares de Moscou, informação esta confirmada por alguns funcionários do estabelecimento.

E a investigação não pára por aí. Ainda de acordo com a emissora russa, o panorama teria se repetido em outra partida decisiva das eliminatórias da Copa, contra a Alemanha. Funcionários do Marriott Grand Hotel, onde a delegação russa se hospedava, disseram que os jogadores tiveram comportamento esnobe, pediram muita comida, bebida, chamaram mulheres e teriam um esquema bem organizado para burlar as regras da comissão técnica, só começando com a farra após o técnico Guus Hiddink se retirar.

A Federação Russa ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas um porta-voz da entidade confirmou a investigação. "Enviamos cartas oficiais ao Canal 1 (emissora responsável pela denúncia) e ao Marriott Hotel, para ver se é mesmo verdade o que declararam. Após uma resposta vamos determinar nossa posição", afirmou.

Defesa russa- Tido como um dos principais organizadores das supostas "festinhas", o atacante Andrei Arshavin, tratou de se defender. "Não me surpreende que haja rumores, é típico em nosso país. Quando me perguntam sobre o assunto na Inglaterra, digo que é puro lixo o que estão falando", acusou o capitão do selecionado russo. "Somos tão loucos para acabar com a seleção? Ninguém fuma ou fica bêbado antes de jogar. Se fizesse, seria a última partida com a Rússia", disse o jogador do Arsenal.

Defesa inglesa - Se Arshavin defende o elenco russo de qualquer acusação, o técnico dos Gunners inocenta seu avante de qualquer culpa no caso, e diz não acreditar na imprensa russa. "Andrei é um dos jogadores que melhor se prepara para os jogos. Acredito em seu comprometimento e não creio no que estão dizendo. Ele é um exemplo para os outros", afirmou Wenger

Geriatria F.C.

Não há dúvidas que vovô Pet (37) foi um dos principais nomes do campeonato, contribuindo decisivamente para a conquista do hexa* do Flamengo.

Difícil pra quem sustenta que o futebol é cada vez mais força e menos técnica.

Estranho também é verificar que o caso do Pet, embora mais emblemático, não é isolado. Veja abaixo uma pequena lista, feita assim de memória, de jogadores que foram protagonistas em seus times e que já estão na "melhor idade" do futebol:

Tcheco (33) - Grêmio
Paulo Bayer (35) - Atlético PR
Marcelinho Paraíba (34) - Coxa branca
Ricardinho (33) - Atlético MG
Ronaldo (32) - Corinthians
Iarley (35) - Goiás
Marcelinho Carioca (38) - Santo André

* 80, 82, 83,87,92,09

O que aconteceu com o São Paulo?

Rivalidades e bobagens de lado, sempre admirei o São Paulo. É um clube gigante, bem administrado, tem um estádio maneiro e blá, blá, blá. Mas isso muita gente tem. O que sempre me mostrou que o São Paulo era diferenciado era o padrão das contratações do clube. Dificilmente o tricolor entra em grandes roubadas (como foi o caso do Carlos Alberto, uma exceção no meu modo de ver). Tanto é que o clube sempre barrou a chegada de gente como Luxemburgo.

Mas eu acho que algo mudou. Fiquei absolutamente boquiaberto ao abrir os sites esportivos hoje e ver o anúncio da contratação do... Léo Lima!

Como assim? Demitiram o Milton Cruz? O Juvenal renunciou ao mandato? O Marco Aurélio Cunha se afastou para se dedicar exclusivamente à vereança?

grandes heróis do hexa: andrade

paulo césar carpegiani, sérgio guedes, wagner mancini & geninho. a nação rubro-negra tem que agradecer a esses quatro senhores, que foram fundamentais na conquista do brazileiro-2009.
um depois do outro, os quatro foram convidados para assumir o clube de regatas do flamengo no lugar de cuca. um depois do outro, os quatro agradeceram e recusaram a honra.
fazer o quê, então?, concluíram os sábios da gávea, vamos ter que deixar andrade no cargo...
andrade, o interino.
andrade, o mito.
a tal ponto de agora ser quase que irrelevante a gente deschavar os méritos de andrade. mas só pra tentar fugir um pouco da mítica rubro-negra que o abraça e embala, tentemos fazer justiza ao apresentar alguns pontos do trabajo diário & sereno do treinador andrade...
foi andrade quem, devagarinho, quebrou o tabu do 3-5-2, armando seu time no 4-4-2 e assim enquadrando as duas prima donnas das laterais. (aproveitou a ausência do contundido juan, que quando voltou ao time, o esquema já era outro).
foi andrade quem, acolhendo o atleta que cuca contratara e depois rejeitara, reinventou zé roberto, o zé do boteko, agora lépido e em forma. (o flamengo chegou a oferecer grana pra quem quisesse levar o zé, ninguém quis.)
foi andrade quem encaixou maldonado & airton na cabeça-de-área, consertou a defesa, deslocou o vertiginoso e incansável williams para a saída pro ataque. e foi andrade quem, nas saídas forçadas primeiro de ibson, depois de kleberson, soube valorizar petkovic. e armar um esquema que o deixasse com tempo, espaço e fôlego para conduzir todo o time.
foi andrade quem, sem paternalismo mas muito carinho, soube deixar o adriano imperatore em paz...
foi andrade quem sobreviveu a um dos momentos mais terríveis do brazileiro-2009. quando levou de três do hawaii, e teve que se virar por uns dias com uma turma de meninos imberbes (fabrizio, lenon, camacho, flores, etc).
te digo que eu poderia continuar a lista aqui, indefinidamente, com grandes mudanças e pequenos detalhes que marcaram o trabalho de andrade. isso que nem frequento a gávea, apenas acompanhei, rodada após rodada, a "magia acontecendo".
andrade pegou o flamengo em décimo-primeiro lugar. o que teria feito, digamos, geninho? terminado em sétimo?
andrade tem seis títulos nacionais. o maior vencedor da história dos brazileiros.
que bom que andrade é flamengo. que o andrade é o flamengo.

hexa até dizer chega

desde domingo à noite sem ver tevê e quase sem acessar internet (coisas de quem está de férias), só hoje pude acompanhar em detalhe a repercussão do hexa.
encontrei de tudo no globo.com: matéria do fantástico, choro de angelim no globo esporte, festa da cbf no jornal nacional, andrade por todos os lados e até trechos do programa do galvão.
no cbet havia menos posts do que imaginava, mas estavam ali os textos comoventes de sempre de berna beat.
"que maravilha a internet", pensei. nem tanto.
senti certo anticlímax nos sites de esportes. já tem novela sobre a renovação de adriano e andrade; polêmica com patrícia amorim; conversa de barca aqui, especulação sobre contratações ali, prognósticos de libertadores acolá... tem até notícias de outros times!
"por deus", pensei de novo. "quem quer saber de futuro? o povo quer comemorar o hexa!".
ansioso por mais crônicas direto da aclimação sobre os heróis do título, decidi então dar singela contribuição para manter acesa a chama da inesquecível conquista do flamengo.
na primeira das "enquetes do hexa", pergunta que me faço desde que meus batimentos cardíacos voltaram ao normal.
gracias.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Vacation mode on

Aos convivas e amigos, um abrazo.
Por um mês, ausentar-me-ei, embora tente acompanhar o CBET de vez em quando.
E, se possível, com direito a um teletipo internacional do norte do continente afrikano.
Boas festas!

Ao mestre, com carinho

Professor de Economia dando aula em faculdade, nenhuma empresa quebra. É tudo muito bonito. Mas vai montar uma padaria para ver como é

De Vandeko, sobre Belluzzo, o Gonzagão do Meiras, que é membro do Conselho Diretor da mantenedora da Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo e professor titular de economia da Unicamp. Foi chefe da Secretaria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda (governo Sarney) e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (governo Quércia). É fundador da Facamp (Faculdades de Campinas). É presidente do Conselho Deliberativo do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. É membro do Conselho de Administração da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), além de consultor editorial da revista semanal Carta Capital. É ainda conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É presidente do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que opera a TV Brasil, pública. É presidente institucional do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, além de ser consultor pessoal de economia do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre outras coisas...