sobre o campeonato brazileiro por pontos corridos...
eu sou da teoria de que, para ser campeão nacional, ninguém precisa derrotar o internacional no beira-rio, derrotar o palmeiras no parque antartica, nem mesmo derrotar o cruzeiro no mineirão. pode também perder pro goyas no serra dourada, claro que pode.
e digo mais: tu podes, muito bem, ser campeão de tua pátria mesmo perdendo pro são paulo em tua casa e sendo por ele goleado implacavelmente (6 x 0, 7 x 0 que seja) no morumbas. tu podes ser campeão, ao fim da temporada, sem ter ganho nem mesmo um único e prosaico clássico da tua ciudad.
para tanto, basta ganhar sempre dos times que fazem figuração no certame. perceba...
vou tomar o flamengo, em sua fraca campanha atual, como exemplo pra esta tese.
tomo o flamengo para esta demonstração porque é o time mais querido do brazil, porque é o meu time de devoção (e sou eu que escrevo aqui), e principalmente porque é daqueles times meia-sola, não exatemente mediokre, mas que ninguém desconfia que pode(ria) ser campeão nacional.
después, prezado amigo, tome a liberdade de repetir os kalculos para o time de tua escolha. vamos lá...
o flamengo fechou sua participação no turno com 27 pontos: sete vitórias, seis empates, seis derrotas.
a turma da gávea lamentou a derrota de ontem pro gremio, no olimpiko, porque eles queriam fechar esta fase com 30 pontos. cousa de amateur. o flamengo, este flamengo, não teria motivo algum pra ganhar do gremio em porto alegre. por dois simples factos... há 10 anos o rubro-negro não derrota o tricolor ali e o goleiro deles é o victor (enquanto bruno zousa é o nosso). não obstante...
mesmo levando de quatro do gremio, o flamengo poderia ter sido líder do brazileiro-2009.
para isso, bastaria que ele - ou qualquer outro time mais ou menos - não perdesse pontos kretinos para timecos que só fazem figuração.
o flamengo teve as manhas de, em dois diferentes momentos do certame, perder pontos para o lanterninha. primeiro apanhou de 5 x 0 do c*ritiba, em c*ritiba, pela quinta rodada, e depois empatou em 1 x 1 com o náutico no marakas, pela 16a rodada. pronto. só nesses dois jogos temos cinco pontos atirados pela janela.
ainda pensando na rabeira da classificação, como pôde o flamengo empatar sem gols com o hawaii, no marakas, pela segunda rodada? verdade que o hawaii depois se tornaria uma das surpresas do campeonato. mas isso foi depois. na segunda rodada, no rio, tinha que ter ganho. mais dois pontos que não voltam mais.
(na primeira rodada, o fla tinha perdido pro cruzeiro no mineirão, 2 x 0, placar perfeito.)
na quinta rodada, o fla levou 4 x 2 do esporte recife, de virada, na ilha do retiro. o esporte hoje está fora do páreo, mas na época ainda poderia dar liga. e naquela tarde os caboclos estavam a mil. acontece. era para ter empatado, sem delírios. temos aqui, portanto, um pontinho perdido.
acredite... não foi o empate sem gols com o fluminense, pela oitava rodada, que ferrou o flamengo. também não foi o empate por 2 x 2 com o botafogo, pela 12a rodada, que ferrou o flamengo. por mais patéticos que sejam esses times do fluzão e do fogão, empatar clássicos municipais é algo real.
assim como perder pontos para são paulo e palmeiras, longe de casa, como o flamengo fez. não precisava é perder pontos pro gremio barueri dentro de casa, sacou? 1 x 1 com o barueras, pela 13a rodada, são mais dois pontos atirados aos lobos.
ao todo... dez pontos caíram do bolso do flamengo. deixariam o rubro-negro com o mesmo número de pontos do líder-da-vida-real, o palmeiras. e o time ahora estaria vivo, saltitante e imbuído para ganhar o kaneco no returno. estaria. e só bastaria, como vimos, não empatar com o náutico e com o barueri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário