quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O verdadeiro futebol inglês


Por ordens expressas do Presidente, fui buscar em Londres um estádio para visitar pelo CBET. De principio a orientação era clara: nada de Emirates Stadium, Wembley ou Stamford Bridge. CBET é roots e vai atrás de futebol de verdade, de futebol paixão, sem petrodólares no meio.

Na verdade, Londres tem 5 equipes na Premier League e conseguir entradas para partidas de Arsenal ou Chelsea fora do black market (pra lá de 100 libras) é impossível para quem não é sócio. Então melhor para os nossos objetivos. Me concentrei em Fulham, Tottenham Hotspur e West Ham e depois de alguma pesquisa fiquei entre dois jogos: Fulham x Chelsea, num domingo pela Premier, ou West Ham x Millwall, pela Carling Cup numa terça pela noite.

A lógica e a logística ambas conspiraram para que o jogo escolhido fosse Fulham x Chelsea. O estádio do Fulham é bem mais perto de onde estou e o jogo, bem mais atrativo já que assim poderia conferir como anda um dos favoritos ao título inglês sob o novo comando de Carlos Ancelotti. West Ham x Millwall parecia trash demais até mesmo para o CBET.

Lendo o noticiário de hoje me deparo com notícias de invasão de campo, brigas de torcedores e facadas na partida em Upton Park, campo do West Ham. Ainda teve gol nos minutos finais, prorrogação e classificação dramática. West Ham x Millwall é o East London Derby e mesmo com o Millwall na 3ª divisão a rivalidade continua em alta. Foi a volta dos hooligans e do caos ao futebol inglês, noticiaram os tablóides. E eu perdi esse espetáculo!

Fulham x Chelsea é o West London Derby, mas o clima do jogo não lembrava nada de uma rivalidade acirrada. Desde que o Chelsea foi transformado num time grande por Roman Abramovich não tem muito o que discutir por aqueles lados da capital. A torcida do Chelsea (onde eu estava) ficou com um quarto do Craven Cottage e calou em todos os momentos as familias do Fulham, que lotaram o resto do pequeno estádio (25 mil torcedores). Dentro de campo, um ataque contra defesa que resultou num fácil 2 x 0 para o Chelsea, Drogba e Anelka. Do lado de fora as duas torcidas se misturavam tranquilamente e os policiais bocejavam. Todos sabiam quem manda no futebol inglês - a grana.

São as duas caras do futebol inglês. O passado, de West Ham/Millwall, e o presente e futuro de Fulham/Chelsea. Qual o verdadeiro? Eu diria que nos instintos os ingleses preferem o primeiro, mas o dinheiro e o marketing já apagou isso. O que importa são os sheiks.

Nenhum comentário: