quinta-feira, 20 de março de 2008

Quanta diferença!!!

Ontem tive a oportunidade de acompanhar os jogos de 1) Flamengo e 2) Fluminense (não nesta ordem cronológica, propositadamente alterada em função da importância dos dois times para o futebol).
Em ambas as pelejas, fiquei reparando em dois jogadores que atuam na mesma função. São eles 1) Washington e, 2) Souza (o critério de preferência segue o mesmo: a importância para o futebol).

Sou suspeito para falar do Washington, já que ele ALUCINOU quando jogou no Furacão (além de sangue bom, ele fez gol de tudo quanto é jeito e ainda é ídolo por lá). Ontem, foi decisivo e marcou os dois gols do time das Ameixeiras sobre o Libertad.
Mas o mais importante, e o que vale ser ressaltado é que o cara, um grandalhão que tinha tudo para ser mais um centro-avante trombador, revela-se um jogador que esbanja técnica e senso de posicionamento, algo muito além da visível força física que possui. E com isso, ganha jogadas difíceis na área e marca gols que, a uma primeira vista, seriam teoricamente fáceis de fazer, mas que na realidade demonstram outros atributos que fazem dele uma peça indispensável no elenco do Fluminense.
Ou seja: o cara é foda!
Por outro lado, ver o Souza jogando me dá náuseas. Além da artilharia no Campeonato Brasileiro de 2006 (quando ainda jogava pelo Goiás), não vejo nada a ser ressaltado nesta ilustre figura que, em campo, só parece arrumar confusão: com os adversários em razão de seu destempero emocional, e para os seus companheiros de time com as suas sucessivas trapalhadas.
Reparem: o sujeito não sabe cabecear. Ontem, no jogo contra o Nacional, contei quatro bolas cruzadas que acabaram na testa da peça. Três foram escoradas em direção à bandeirinha de escanteio e uma tomou o rumo da Raça Rubro-Negra. É um desempenho lastimável para alguém de quase dois metros. É um desempenho inaceitável para alguém que tira seus 50 mil só para jogar bola. Mas não é só isso. O Souza não sabe chutar, dominar uma bola ou mesmo se posicionar na área. Não sem motivo, o Túlio do Botafogo, ao comentar sobre seu colega de profissão, acertou na mosca ao dizer que "ele caiu de pára-quedas no profissionalismo".
Em suma: o Souza é um homem cuja cabeça só serve pra separar as orelhas e aparar os óculos!!

Nenhum comentário: