quarta-feira, 14 de maio de 2008

A diferença entre o maior e o resto...

Agora que retornei de minhas merecidas férias (razão pela qual Mr. Campbell não me encontrou por estes dias), explicarei passo a passo a diferença entre grandes e pequenos, homens e meninos e, por último, as razões pelas quais fico triste, mas não me preocupo com a eliminação precoce da equipe do Flamengo da Taça Libertadores da América.

Sei a comoção que causou na segunda maior torcida do Brasil a eliminação do Clube de Regatas do Flamengo do torneio sul-americano ao qual fiz menção logo acima. Não pude acompanhar melhor a sequência de eventos que ocorreram após a derrota, já que estava visitando, entre outras coisas, o estádio do campeão da Libertadores deste ano (o Boca Juniors).

De qualquer forma, sei que um furor quase homossexual tomou conta de tricolores, botafoguenses e vascaínos (o que é normal, visto que a lógica automobilistica, aplicável ao caso, leciona que o carro que anda atrás tem que torcer para o carro da frente quebrar).

Mas além disto, pude perceber, mesmo a distância, que torcedores de outras agremiações, tais como são paulinos, corintianos, cruzeirenses, coxas brancas, gremistas e outras matizes também se mostraram plenamente extasiados com o que acabavam de presenciar. Atém mesmo a imprensa mexicana, repetindo o termo utilizado nos anos 50, qualificou o acontecimento como um "Marcanazo".

Pois bem: somente com a paz de espírito que a distância do furacão de piadas e gozações pode me proporcionar é que cheguei à conclusão mais óbvia: O FLAMENGO É O MAIOR DOS TIMES BRASILEIROS POR CONTA DE SEUS DETRATORES!!!

Já havia ensaiado o que vou dizer aqui no outro Blog de propiedade do Mr. Campbell, mas agora acho que minha idéia está mais madura e a sequência de fatos que se deram após a eliminação do time comprovam a minha tese.

A concorrência se importa com o Flamengo, faz torcida contra o Flamengo. Acorda, trabalha, malha, almoça, janta e transa Flamengo. A preocupação com os analfabetos e bandidos torcedores do Flamengo é constante e a atenção que dispensam ao time é maior que as energias que voltam a favor de suas equipes de preferência.

Tudo isto faz com que o Clube de Regatas do Flamengo seja o epicentro do terremoto emocional que toma conta da vida de seus infelizes detratores. Infelizes sim, porque sem o Flamengo e seus 5 títulos brasileiros, 30 cariocas, a sua Taça Libertadores e seu Mundial de Clubes (vou parar a decrição de títulos por aqui, ok? não precisa mais) e seus mais de 33 milhões de torcedores analfabetos e bandidos, as suas pequenas vidas se resumiriam a nada. Não haveria contra quem torcer, não haveria quem superar. A vida seria em preto e branco, e não em rubro-negro!!!

E esta é a fórmula do sucesso do time da Gávea: ainda que esteja longe de ter uma equipe qualificada a tentar um título da Libertadores, conseguiu magnetizar a sua própria torcida e a dos invejosos em um cabo-de-guerra nos 90 minutos daquela fatídica partida. Manteve-se no centro das atenções. Despertou furor homossexual nos inimigos. Amargura em sua própria torcida.

E assim tem sido a trajetória do time: falem mal mas só falem de mim. E a concorrência assim o faz. Isso que nos faz maior e nos faz únicos, porque do nosso lado não há ódio.

Posso dizer com autoridade: não torço contra o Botafogo. Ao contrário, quero vê-lo (com toda a sinceridade do mundo) campeão da Copa do Brasil. Não desgosto o Fluminense. O Flamengo nasceu do flu, que por sua vez tem abrilhantado inúmeros títulos cariocas conquistados pelo rubro-negro. Sendo assim, quero um fluminense forte, longe daquele amargurado time de terceira divisão que jamais subiu à elite do futebol brasileiro pelas vias convencionais. Quero o Vaso da Gama bem, o São Paulo forte, o Grêmio aguerrido... é contra estes times que que quero ver o Flamengo jogar.

Infelizmente a recíproca não é verdadeira, o que me traz à conclusão: A INVEJA É UMA MERDA!!!

No mais, é meu dever informar que a eliminação precoce do Flemengo da Taça Libertadores da América é um capítulo na história do time quem tem a sina para ser grande. Grandes conquistas não vêm sem grandes fracassos. Se não fosse o Flamengo, qual a repercussão do fato? Como estampariam as manchetes?

"Deu a lógica: América engrena e despacha Fluminense"
"América voltou a ser América: Santos fora"
"Difícil, não impossível. América bate São Paulo"

Mas não. Foi o Flamengo. E com Flamengo é "Maracanazo".

Pude ver isto ao visitar o museu do Boca Juniors. O maior time da américa na autalidade precisou angariar dinheiro através de "vaquinhas" feitas por seu próprios jogadores. Esteve à beira da falência, penou, sofreu e hoje é o que é: o futuro campeão da Libertadores 2008.

Com o Flamengo será a mesma coisa: são capítulos que serão construídos com o sabor de sangue. E naquela noite triste de quarta feira não foi o dia da glória, mas da tristeza que é sempre alavancada à milionésima potência pela força da inveja de quem gostaria de ter um time igual ao Flamengo, mas jamais terá.

Assim é o Flamengo: maior nas vitórias, maior nas derrotas. Temos que nos acostumar com isso!!!

Observação Final: presenteei aquela camisa vista no post abaixo ao amigo Campbell. Joguei o campeonato da OAB de futebol há alguns anos no time do Fluminense (campeonato vencido pelo Flamengo, fluminense vice), em uma prova que não nutro pelo fluminense nenhum rancor ou mágoa.

Nenhum comentário: