segunda-feira, 16 de junho de 2008

Carta aberta aos artistas da bola...

Meus artistas da bola,

Não fiquem bravos comigo, mas vocês sabem que na derrota nós temos mais assunto. Não que nós desejemos isso, mas a verdade tem que ser dita. Caso vocês fizessem o dever de casa, hoje estaríamos fazendo elogios apenas desanimados e, quem sabem, até pichando alguns de vocês. Não haveria drama nem haveriam lágrimas. O certo é que para nós fica mais fácil jogar a lenha na fogueira do fracasso do que entregar-lhes de bandeja os louros do sucesso. Assim é a vida.
Mas caros, hoje não vou criticá-los. Não quero fazer isto. Muitos já o fizeram. Vocês devem estar fartos desta história, e por isto só quero lhes fazer uma simples pergunta:

Porque mesmo lhes chamam de "artistas da bola"?

Sim, eu sei. Vocês não pediram por isso, é tudo invenção da imprensa.
Ok. Também sei que a resposta é simples... exposição diária na mídia, contratos multimilionários, merchandising e as gatas mais gostosas do planeta aos seus pés. Carrões novinho, brincões de diamantes e aquelas letras de ouro, garrafais e em caixa alta, penduradas em seus troncos. Tietagem, histeria, flashes, entrevistas e baladas.

Mas sinceramennte moçada, ainda não estou satisfeto com a resposta. Vocês poderiam me dar um minutinho para lhes explicar o porque?

Saquem só. Vocês passam 90 minutos em campo. Deste tempo, cada um de vocês, artistas, ficam mais ou menos 2 minutos com a bola nos pés carregando-a contra os flancos inimigos ou, o que é mais normal, tocando de ladinho, recuando, pedalando. Quando não, vocês estão errando passes de 2 metros, furando, escorregando, pisando na bola ou simplesmente perdendo a menina de seus olhos de seu frágil controle.

Agora me escutem, essa parte é importante...

Se por acaso o Mick Jagger errasse o tom e entrasse atrasado em Jumping Jack Flash, música que, sabemos eu e vocês, tem mais que 2 minutos?
O que? Não conhecem o Mick? Ok... se por acaso o Xande do Grupo Revelação errasse a letra de Grades do Coração, o que aconteceria?
Ou melhor, se a Fernada Montenegro (aquela que faz novela) esquecesse sua fala em uma peça de teatro? não seria nada bom, não é mesmo?
Pois é... estes aí também são artistas... até o tal do Mick. Mas a diferença é que eles não pisam na bola, não furam e nem erram. Todos podemos contar com eles. Até vocês, artistas da bola.
É isso que me initriga: qual a diferença dos artistas do bola para os demais artistas? Vocês estão me entendendo, meus chapas?

...

Vou fazer mais uma tentativa. Talvez eu ache que vocês ganharam este status há algum tempo atrás, quando outros eram os artistas.
Em um tempo em que aqueles artistas chegavam de kombi na concentração. E depois saíam de lá para um cafezinho na padoca da esquina.
Quando não haviam contratos multimilionários. Em um tempo que vestir "a camisa", que não era dry fit e pinicava, dava um prazer imenso. Na época em que isto não era um fardo. Na época em que uma partida era jogada com sangue nos olhos e que uma derrota era vendida a preço de ouro. Quando o artista mais se parecia um gladiador e o campo, uma arena.

...

Não fiquem chateados comigo, mas eu preciso lhes dizer que a minha impressão é que hoje vocês são todos muito limpinhos, muito cheirosinhos. Suas mercedez são tão pouco rodadas. Os diamantes que cada um de vocês carrega na orelha têm quilates em excesso, as letras de seus peitos são douradas demais e grafadas em um tamanho de fonte desnecessário, as suas gostosas... ah! as suas gostosas... deixa pra lá!

...

Em suma, meus camaradas, eu penso que o seu futebol não compra as vidas que vocês andam levando. Isto porque ele é por demais burocrático. Não tem sangue no olho, e vocês sabem que eu gosto disso. Não tem porrada, ninguém come grama. Não ando vendo a volúpia de suas "vidas locas" dentro dos estádios, só fora deles. É isto o que me intriga.
Me desculpem, irmãozinhos, mas parece que tudo virou uma celebração, um espetáculo de balé, um musical da Brodway. Um filme ao qual não assistimos, mas que não podemos contar com outro final senão aquele que já existe, porque este fim já foi rodado. Nada de novo... nada de novo...
Seu futebol, com sinceridade, me parece uma peça de teatro. Posições marcadas no tablado, cada um no seu personagem e ação! Vamos cumprir com o script!!

Entenderam? Seu jogo é como uma peça da Fernanda Montenegro, uma puta artista... opa!

Então é isso!! É por este motivo que vocês são os artistas da bola?? Nossa!! Que bobagem a minha... não saber porque vocês, artistas da bola, são chamados assim... Fernanda Montenegro... artista... artista da bola... tudo tão claro!!

...

Nossa... rola um autógrafo??

Nenhum comentário: