domingo, 15 de junho de 2008

paraguas

bueno, o dunga continua mostrando serviço à frente do selecionado pátrio.
nada que nos surpreenda, necessário dizer, uma vez que perder de dois do paraguas (fora de casa) até foi bom resultado praquem dia desses também levou de dois da venezuela.
também é forçoso admitir que dunga construiu uma obra a ser respeitada nesse emprego bacana que descolou na brodagem com o teixeira. veja: vencer a copa américa sobre a argentina e, pela primeira vez na história deste país, ganhar do canadá realmente são realizações dignas do futebol pentacampeão e particularmente notáveis para quem - antes - nunca dirigira sequer time de botão.
isso posto... o que se viu em assunção? eu digo o que eu vi: um time que perdeu de vez o respeito contra o brazil e foi a campo com três atacantes para jogar no abafa. e, do outro lado, um time que em vez de impor o respeito devido à força, na pelota, aceitou seu papel de visitante e jogou frouxo com três cabeças-de-área. uma vez la vaca ida para o brejo, para o chaco, o trabalho de dunga limitou-se a sacar primeiro um e depois outro dos três volantes (josué por anderson e mineiro por adriano, salvo engano) à medida que os paraguaios metiam bola na rede (duas) e nas traves (mais duas). de três volantes, o escrete canarinho passou a ter dois centroavantes. tudo certo. afinal o paraguas perdeu um hombre e, nessa superioridade em campo, o brazil poderia abrir o jogo pras laterais e de lá pro chuveirinho até luis fabiano & adriano.
seria uma boa estratégia de reação desesperada. lembraria os piores momentos do flamengo, com souza, mas seria, ao menos, uma estratégia. mas não. os laterais maicon e gilberto, corrijam se eu estiver errado, sequer chegaram à linha de fundo pra cruzar a bola. talvez numa cobrança de escanteio. e robinho, na ponta-esquerda, fazia apenas... a) recuar a bola pro irmão do nélio ou b) cortar para o centro do campo, rumo à meia-lua, onde seis ou sete adversários o esperavam já postados. e gilberto, o tal irmão do nélio, mais trombava com robinho do que o ajudava em tabelas - enquanto lá do outro lado, maicon vivia às moscas, pois o time não tem/tinha atacante destro.
um cara que, aliás, poderia ser kaká. haha. digo... um cara que até poderia ser o diego, se o diego não passasse o tempo inteiro tropeçando nos paraguaios na meia-chancha. até ser substituído por julio baptista já aos vinte e tantos do segundo tempo, quando o paraguay estava bem feliz com o placar, e dunga já tinha queimado dois de seus três volantes e, cá entre nós, pegaria mal pro dunga tirar o terceiro e derradeiro (gilberto silva). e o guardametas justo villar saiu de campo com o uniforme limpinho, nem precisa ir pra lavanderia para a próxima rodada.
então, convenhamos, ficou barato. o cabañas só fez um golzinho. abaixo do esperado. ficou barato para um time cujo treinador está compreensível e visivelmente perdido em um cargo para o qual se mostrou completamente despreparado.
mas, não há de ser nada, quarta-feira tem argentina no mineirão. e argentino é freguês, né?

Nenhum comentário: