terça-feira, 30 de setembro de 2008

Metralhadora cheia de mágoas

Tita dispara críticas contra Renato, Eurico, Jorge Luiz e o time vascaíno

Ex-técnico do Vasco diz que atual treinador não tem ética, que ex-presidente formou atual time e que zagueiro prejudicou seu trabalho
GLOBOESPORTE.COM

Tita disparou sua metralhadora giratória de críticas e atingiu Renato Gaúcho, Eurico Miranda, o zagueiro Jorge Luiz e, em conseqüência, o time atual do Vasco. Em entrevista ao jornal "O Dia", o ex-técnico do Vasco não poupou ninguém, começando pelo atual técnico da equipe carioca:

- O caminho que o Renato escolheu é falar das pessoas que o antecederam. No período em que a seleção enfrentou o Chile e a Bolívia, o Vasco foi o clube que mais trabalhou. Na estréia do Renato, ele enalteceu a luta. Ora, um time que luta não pode estar gordo. Se eu jogar bola e, em seguida, jantar no Porcão, vou acordar com um quilo e meio acima do peso. O que se deve levar em conta é o percentual de gordura. E, no Vasco, todos estão dentro do padrão. Essas coisas que o Renato fala não irritam somente os que saíram. Aborrece também as pessoas de outros clubes. O Renato se comporta como uma pessoa que não tem ética. Ele tem essa forma de trabalhar. Chega no clube dizendo que estava tudo errado e, se tirar o Vasco do rebaixamento, vai dizer: ‘Fui eu que fiz isso’.

Tita acrescenta que Renato prejudicou Edmundo.

- O Renato chegou com o preparador físico Alexandre Mendes e já expôs o cara, ao dizer que está acima do peso. Não tive uma vírgula para falar do Edmundo. Eu até lhe dizia que o Vasco não poderia ser rebaixado porque ele, com uma carreira brilhante, não poderia ser o comandante que levaria o time para a Segunda Divisão - avalia o treinador, que ainda questionou o fato de Renato ter escalado contra o Ipatinga três jogadores que estavam há mais de três meses sem jogar: o zagueiro Fernando e os laterais Baiano e Valmir.
O técnico também confirmou que o motivo de seu pedido de demissão foi pela baixa qualidade do time vascaíno. E criticou duramente o zagueiro Jorge Luiz. - Foi por isso que saí. Está difícil... O elenco é muito pobre de qualidade. O Jorge Luiz falhou em três gols decisivos e continua sendo titular. Como é que um jogador que bota a mão na bola como ele fez (contra o Ipatinga) pode ser titular? Isso acontece por falta de jogadores. No jogo contra o Náutico, ele comprometeu meu trabalho. Foi expulso e 82 por cento das equipes que jogam com um homem a menos perdem a partida - afirma.

Sobre Eurico Miranda ele fez uma acusação grave:

- O ex-presidente Eurico Miranda comandava a Federação do Rio. Onde já se viu um clube ter 15 pênaltis a seu favor numa competição (Campeonato Estadual)? Bastava o Wagner Diniz cair na área e o árbitro marcava pênalti. Quem formou esse time que está aí foi o Eurico, porque se garantia na Federação. Ele escolhia os árbitros.

E lembrou de um episódio que envolveu Euriquinho, filho do ex-presidente:

- No jogo contra o Cruzeiro, por exemplo, o placar estava 0 a 0 e um cara começou a me xingar. Pedi que o preparador físico fosse olhar quem era o cara. Sabe quem era? Era o filho do Eurico, com um segurança.

Preocupação com Roberto Dinamite

Tita ainda disse que Roberto Dinamite está cercado por pessoas bem-sucedidas profissionalmente, mas que no futebol se encontra sozinho. Criticou as saídas do meia Morais, do atacante Jean e até do supervisor Paulo Angioni. Acrescentou que Neca, ex-diretor de futebol, só fez besteira. E também afirmou que Leandro Bonfim, sem jogar há seis meses por lesão, jogou uma pelada recentemente.

- O Wagner Diniz levou um pontapé no jogo contra o Cruzeiro. E já está há um mês no departamento médico. Agora, sai por aí nos noticiários que ele está negociando com o São Paulo. Cadê o profissionalismo? E o Leandro Bomfim? Está há seis meses no departamento médico. Um amigo meu foi jogar uma pelada do Romário e ficou impressionado. ‘Quem é esse cara que joga tanto?’ Era o Leandro Bomfim. Ele não pode jogar pelo Vasco, mas pode participar das peladas do Caça & Pesca, às quartas-feiras. Cadê o supervisor? Cadê o departamento médico?”

E perguntado se o Vasco é o pior time do Campeonato Brasileiro, Tita respondeu: - Bem, o Vasco é o time que mais perdeu no Campeonato Brasileiro. O time é jovem e não agüenta pressão.

Nenhum comentário: