quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Joga bonito...

RIO, 22 (AG) - Nesta quarta-feira turbulenta após a derrota para o Estudiantes, o Botafogo ganhou destaque no "site" da Fifa. Mas o resultado ruim na Copa Sul-Americana nem foi citado e sim a gloriosa história do Alvinegro. Sob o título "Fogão flames burn eternal" (chamas do Fogão ardem eternamente), a matéria conta detalhes da fundação do Bota e lembra que, de Cabo Verde à República Tcheca, mais de 60 clubes foram criados em homenagem ao Glorioso.
Entre fatos históricos e grandes jogadores, a Fifa destaca a vitória por 24 a 0 sobre o Mangueira em 1909, o recorde de 42 jogos invictos no Campeonato Brasileiro entre 77 e 78 e o fato de ter sido o clube brasileiro que mais cedeu atletas para a seleção brasileira em Copas do Mundo. Garrincha é citado como o maior craque a ter vestido a camisa alvinegra, e a mística da 7 também não é esquecida.
Em relação aos anos mais recentes, a reportagem exalta o Engenhão como um dos estádios mais impressionantes do Brasil. Os anos de desespero até o rebaixamento em 2002 também são citados, mas ressaltando que o time retornou à elite no ano seguinte após superar todas as barreiras. Para confirmar o ressurgimento alvinegro, a Fifa destaca Lúcio Flávio e Dodô como inspirações para o título carioca de 2006.

Nenhum comentário: