quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Há 24 anos

Não custa relembrar.



Se na segunda-feira ex-jogadores do Flamengo se reuniram para celebrar os 30 anos do gol de Rondinelli e do título carioca de 78, nesta terça é a vez da torcida do Fluminense ter motivos de sobra para relembrar outra cabeçada que decidiu um campeonato no Rio de Janeiro. Há 24 anos, em 16 de dezembro de 84, Fla e Flu ficaram frente a frente em um Maracanã superlotado para definir o campeão carioca. De um lado, o Tricolor, campeão brasileiro daquele ano com Romerito, Branco, Ricardo Gomes e o casal 20 Assis e Washington. Do outro, o Rubro-Negro, sem Zico e Júnior, mas com boa parte do time campeão brasileiro em 83 - Tita, Adílio, Andrade, Mozer, Leandro - e mais o argentino Fillol e os jovens Jorginho e Bebeto.

O título foi decidido em um triangular entre Flamengo (campeão da Taça Guanabara), Vasco (campeão da Taça Rio) e Fluminense (time com maior número de pontos na competição). O Vasco perdeu os dois clássicos na fase decisiva (2 a 0 para o Flu e 1 a 0 para o Fla). O campeão seria o vencedor do Fla-Flu.

E, exatamente como um ano antes, Assis calou a torcida rubro-negra e fez a festa dos tricolores. O lance que decidiu o campeonato aconteceu no segundo tempo. Renê lançou Aldo nas costas de Adalberto. O lateral-direito superou o marcador na corrida e cruzou para Assis. O carrasco rubro-negro subiu livre e cabeceou no ângulo esquerdo de Fillol, que apenas acompanhou a bola estufar a rede.

A cabeçada certeira deu o bicampeonato estadual ao Flu e serviu para fechar um ano de ouro do Tricolor carioca. Foi a primeira vez em oito anos que um clube campeão nacional conquistou também o título local na mesma temporada.

Nenhum comentário: