sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Mãe Dinah

Vou fazer o que mais gosto: previsões sobre futebol para o ano que vem.

Vou me ater a determinados times do Brasil, como os campeões São Paulo e Inter, os sempre importantes Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio e Atlético Paranaense e, finalmente, os timecos de segunda categoria que gostamos de enxovalhar: Fluminense, Vasco, Corinthians e Botafogo.

Vamos lá:

São Paulo: Já deu. O ano que vem marcará a despedida da equipe do trono do futebol brasileiro. O time não conquistará sequer o paulistão, que deverá parar nas mão do Ronaldo gordão e o bando de loucos. No caso do campeonato nacional, uma quarta colocação lhe cairá bem. Por fim, consigo ver que a libertadores reserva outra má noticia: uma eliminação frente à LDU nas oitavas de final.

Inter: com mania de competições internacionais, o time mais uma vez abandonará o campeonato brasileiro às traças e se dedicará ao bi na sulamericana. Mal negócio, pois o título acabará na Gávea. A conquista gauchão ficará de bom tamanho em 2009.

Flamengo: saturado das bazófias do bobo da corte Márcio Braga, time do Flamengo arregaçará as mangas e conseguirá exito no estadual (favas contadas, já que é o único time grande do rio) e na sulamericana, já que não é uma competição de pontos corridos. No brasileiro, sem novidades: o time não sabe jogar com pontos corridos e terá de se acostumar com um lugar na Libertadores.

Cruzeiro: Prever que a raposa vai faturar o mineiro é chover no molhado. Vaticinar que o time celeste vai levar uma vaguinha pra libertadores de 2010 é chover no molhado. Apontar que o Cruzeiro não vai fazer mais nada além disso é chover no molhado. Estamos conversados.

Palmeiras: A guerra de egos dentro do Parque Atártica será o motivo do ano de merda do Palmeiras. Luxa não se entenderá com seus comandados, e a derrocada no paulista, na primeira fase da libertadores e o início pífio no brasileirão renderá ao técnico um bilhete azulado até a metade do ano que virá. Depois disso, restará aos suínos tão somente chafurdar na lama.

Grêmio: pelos mesmos motivos que o Palmeiras, o Grêmio é um péssimo palpite para quem quer apostar as suas fichas em 2009. O insucesso no gauchão, na libertadores e no brasileiro mostrará que Roth roto, o técnico tricolor, fez milagre no ano que passou, mas que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.

Atlético PR: Minha primeira premonição ocorreu há dez anos, quando a Arena da baixada estava sendo construída. Naquela época, previ que no máximo em cinco anos após a conclusão da primeira etapa do melhor estádio do Brasil o Furacão seria campeão de uma competição nacional. Não deu outra, Atlético campeão brasileiro de 2001. Agora não vai ser diferente. Em que pese o andamento das obras de término da segunda etapa do alçapão, o time arrancará no brasileirão e ficará com uma das quatro vagas da libertadores de 2010, e o campeonato sulamericano será a consagração do rubro-negro entre as potências do futebol brasileiro.

Fluminense: a sina da virada de mesa se perpetua. Ao se recusar a cair para a segunda divisão em 2008 a assim pagar a dívida cármica que possui com os deuses do futebol, o tricolor carioca arrasta mais uma vez o seu sonho de conquista de um campeonato para os anos vindouros. A linda manifestação da torcida pó-de-arroz na despedida de seu zagueiro será o máximo do êxtase que o frufru poderá se permitir em 2009.

Vasco: faz-me-rir. O Vasco, que não ofende uma dama de copas já tem um tempo, deverá amargar mais um vice no estadual e um sexto lugar na segundona. Bom para o torcedor vascaíno começar a se acostumar com a idéia que São Januário será o lar, daqui por diante, de um ex time grande e o mais novo time pequeno do Brasil.

Corinthians: Nunca a âncora do marinheiro Popeye no escudo do Corinthians Paulista fez tanto sentido. É isso que Ronaldo representará para o time, e a falsa ilusão do campeonato paulista não será suficiente para que a torcida não enxote o gorducho do time ao fim de uma desatrada participação no brasileiro, que findará com a manutenção do time na primeira divisão apenas na última rodada do campeonato.

Botafogo: O Botafogo será roubado no estadual, na semifinal contra o Flamengo. Chororô. Será tungado na Sulamericana nas oitavas-de-final, no jogo contra o Flamengo. Novo chororô. Será afanado no brasileirão, na peleja contra o Flamengo...

Nas próximas semanas soltarei o nome do campeão brasileiro 2009... a imagem ainda não está clara em minha mente...

Nenhum comentário: