segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O negócio é a base - parte II

Garotada tricolor dá show de bola na temporada 2008

Divisões de base do Flu conquistam dez títulos no ano. Gerente de futebol da base afirma: ‘Estamos formando vencedores’

Leandro Menezes
Rio de Janeiro
Tamanho da letra

O Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém, está em festa. A temporada 2008 pode ser considerada perfeita para todas as divisões de base do Fluminense. Foram conquistados dez títulos e apenas o time mirim não levantou um troféu, pois ficou com o vice-campeonato carioca, perdendo a final para o Nova Iguaçu.

O gerente de futebol das divisões de base do Fluminense, Bruno Costa, faz uma análise do ano e vê um futuro promissor para o clube.

- O sucesso de todo este trabalho está na seriedade dos profissionais envolvidos no projeto. Quando cheguei, em janeiro de 2007, recebi total apoio da diretoria para fazer esta transição entre a base e o time profissional. Nossa filosofia é tentar unir a conquista de títulos com a revelação de bons jogadores. Estamos formando vencedores – afirma Bruno Costa.

A conquista de títulos em quase todas as categorias dão a certeza para o gerente de futebol da base de que o clube vai colher bons frutos em pouco tempo e durante muitos anos.

- Esses títulos mostram a projeção do trabalho que estamos fazendo. É a formação de gerações que estão se acostumando com as conquistas e isso é muito importante quando se chega no time de profissionais. Vamos revelar bons jogadores durante muito tempo e as crias de Xerém que estão no elenco de cima, como Fernando Henrique, Arouca, Maurício, Tartá, Maicon, Alan e outros servem de exemplo para essa garotada – diz Bruno Costa, que também elogia os rivais:

- Nossos títulos são muito valorizados porque os outros clubes de maior investimento do Rio também estão se fortalecendo. Tanto que só o Fluminense chegou em todas as finais dos Cariocas da base.

Os dez títulos de 2008

Juniores: Carioca, Torneio Octávio Pinto Guimarães e Torneio Internacional dos Emirados Árabes, em Abu Dhab

Juvenil: Carioca e Copa Rio

Infantil: Carioca, Brasileiro e Mundial

Pré-Mirim: Copa Light e Copa Rio Bonito (Carioca da categoria)

Nenhum comentário: