quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Ronaldo mandou bem

Muito se fala sobre o Ronaldo ter se queimado ao acertar com o Corinthians. Não vejo dessa forma. Como escrevi em caixas de comentários abaixo, o Flamengo teve tudo para contratar o cara: ficou com ele quatro meses embaixo do nariz e não fez nada. De concreto, não trouxe nada, mesmo sabendo que ele já está recuperado da contusão há um mês, no mínimo.

O São Paulo, o melhor e mais estruturado time do Brasil quiçá da América do Sul, cansou de receber jogadores para fazer tratamento em suas dependências e conseguiu fazê-los jogar, ainda que por alguns meses, com a camisa do tricolor paulista. Competência, profissionalismo e competência administrativa. Tudo que o Flamengo (e vários outros clubes ) não tem.

Os dirigentes do Flamengo ficaram nitidamente acomodados com as declarações de amor do gorducho ao clube. Acharam e, pelo visto, ainda acham, que isso por si só seria suficiente para fazer o maior artilheiro de todas as copas assinar com clube. Ele não assinou porque não teve nenhuma proposta, oras bolas. Todo mundo sabe o oba-oba que rola no Rio de Janeiro o ano inteiro.

O Corinthians fez o certo,na hora certa, sem alarde, e apostou. Não sei se no marketing ou no produto final em si. Mas arriscou e, mesmo não sendo corintiano, espero que o investimento traga muito retorno.

Me surpreende o Kleber Leite, que foi o autor de uma das melhores contratações dos últimos tempos (Romário no auge, em 1995) ter dado essa bobeira. Claro que o Ronaldo é uma incógnita. Como bem descreveu o Otto ali embaixo, é possível que ele passe o ano todo contundido. Ou não. Mas ele com certeza tem crédito e, se ninguém acreditasse nele mesmo, não tinha torcedor revoltadinho queimando bandeira com a foto dele.

Mercenário? Definitivamente não. O fato de um cara já ter ganho dinheiro para a vida toda não o obriga a trabalhar de graça ou a optar por um clube de coração apenas para jogar - e pagar mico - no Maracanã lotado. Ou a aceitar num clube sem projeto, sem técnico, sem planejamento e cheio de fanfarrice.

Ronaldo mandou muito bem em ir para o Corinthians. Eu, como fã do futebol que já o vi jogar um dia, vou torcer muito para que ele dê certo por lá. Mesmo sabendo que será difícil isso acontecer.

Agora, por favor, se for pra xingar alguém, xinguem o Marcio Braga e o Kleber Leite.

Nenhum comentário: