domingo, 4 de janeiro de 2009

Grandes momentos do Vasquinho - o Cambalacho de 1986

Vejam a transcrição da entrevista ao Roda Viva em 1986 pelo então presidente da CBF, Otávio Pinto Guimarães, tentando justificar a uma leva de jornalistas renomados (entre eles Osmar Santos, Silvio Luiz, Marcelo Resende, Fiori Giglioti e Marco Antônio Rodrigues) a virada de mesa no meio do campeonato para evitar a desclassificação do Vasco.

O texto na íntegra pode ser lido aqui:

http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/359/entrevistados/octavio_pinto_guimaraes_1986.htm


Mas separei as melhores partes para o comendador e os convivas darem uma sacada:

*********************************

"Marco Antonio Rodrigues: Nós estamos vendo um doping do jogador do Sergipe, em jogo pela primeira fase contra o Joinville, o Joinville ganhou os pontos, o que tiraria o Vasco da competição e o rebaixaria. Antes mesmo que a pendência estivesse esgotada juridicamente, o CND resolveu incluir Joinville e Vasco na segunda fase. Com o campeonato passando a 33 clubes na segunda fase, a primeira tentativa de restabelecer o equilíbrio foi punir a Portuguesa e eliminá-la do campeonato por uma questão de venda de ingressos. Com os clubes paulistas ameaçando abandonar a competição, a CBF volta atrás. Ao pedido dos clubes, mais três clubes foram incluídos, e o campeonato, de 33, passa a contar com 36 clubes, sendo agora rebaixados na segunda fase dois clubes por grupo. Por causa dessas mudanças com o campeonato em andamento, vários outros clubes foram ingressando na justiça comum, pleiteando seu não-rebaixamento para o ano seguinte.Campeonato Brasileiro [que é] uma bagunça! O que a gente mais viu nas páginas esportivas nos últimos dias, nas últimas semanas é cambalacho em cima de cambalacho.

[entrevistado e entrevistador passam a se alternar rapidamente, estando o entrevistado visivelmente alterado, falando alto, apontando o dedo e repetindo seguidamente suas frases, sem permitir que o entrevistador desenvolva seu raciocínio]

Octávio Pinto Guimarães
: Se você me apontar um cambalacho eu não falo mais nada, vou embora e vamos botar outro entrevistado aqui. Dá um cambalacho, dá um só!

Marco Antonio Rodrigues
: Darei vários. Um só? O desrespeito total às regras do jogo!

Octávio Pinto Guimarães
: Como, quando e onde?

Marco Antonio Rodrigues
: Quantos clubes estão participando da Copa Brasil?

Octávio Pinto Guimarães
: Quem é que botou [o] trigésimo terceiro [clube na segunda fase] não foi doutor Tubino? O Marcelo Resende não acabou de dizer? Ou você acha que Marcelo Resende não existe, é um mito?

Marco Antonio Rodrigues
: Porque o Vasco não podia ficar de fora.

Octávio Pinto Guimarães
: Não, [foi o] doutor Tubino que botou o Vasco. Não teve nada com a minha administração!

Marco Antonio Rodrigues
: Então o cambalacho todo foi do CND?

Octávio Pinto Guimarães
: Foi. Você começou a dizendo alguma coisa inteiramente errada!"


********************


Marco Antonio Rodrigues
: Não foi a CBF que tentou por o Vasco da Gama?

Octávio Pinto Guimarães
: CBF não tem nada com Vasco da Gama, foi doutor Tubino que mandou botar! Críticas como a sua... É por isso que nossa imprensa precisa de ter uma renovação, porque não é possível você chegar aqui... Se eu não estivesse aqui você iria dizer essas mesmas mentiras.

Rodolpho Gamberini
: Seu Octávio, calma!


*********************


Osmar Santos
: [...]

Octávio Pinto Guimarães
: O que tem o Vasco?

Osmar Santos
: O Vasco está lá, não tem nenhum problema também.

Octávio Pinto Guimarães
: Não tem nada com o Vasco, é outro engano. Osmar, você intimamente está convencido de que o Vasco tinha que entrar de qualquer maneira. Você está inteiramente errado, enganado, e quem sabe você veja um grande clube do Rio de Janeiro ficar de fora da primeira divisão e vá jogar a segunda divisão - pode ser até o Botafogo no qual eu fui vice-presidente muitos anos. Vai acontecer, vai acontecer.

Osmar Santos
: Isso nós vamos gostar. Aqui em São Paulo nós vamos gostar de ver.

Octávio Pinto Guimarães
: Você está intimamente convencido, eu sinto que você está [Osmar Santos ri], que o Vasco tinha que entrar de qualquer maneira..., meu erro. Que culpa tem a CBF de um jogador do Sergipe botar uma gota de Afrin no nariz e isso ser considerado doping? Eu acho um absurdo, porque eu ponho Afrin no nariz muitas vezes, me desentope o nariz, nunca me senti dopado, me sinto até com sono. Boto o Afrin na hora de dormir [risos], então outra fraude é doping [pôr] um Afrin no nariz.

Nenhum comentário: