domingo, 15 de fevereiro de 2009

"Era do mandante"

O jogo de hoje São Paulo 1 x 1 Corinthians não inaugurou, mas certamente será o marco definitivo da já chamada "era do mandante" no futebol paulista. O Santos por razões óbvias já exercia essa vantagem na Vila. O Palmeiras, contra o tricolor e o próprio peixe, também faz isso no Parque Antártica. E agora chegou a vez do Corinthians. Não tem mais volta.

A prática já é comum no Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná e acho que vai ser bom pro futebol paulista, já que ir em clássico é exercício de guerra na cidade. Agora, pelo menos, se poderá ver (um pouco) mais tranquilo os jogos em que o seu time é mandante. "Fora de casa" as organizadas vão continuar fazendo seu papel.

Acho que a divisão de ingressos entre mandantes e visitantes será prática em todo Brasil em pouco tempo, com algumas boas excessões, como em Minas (já que nenhum time tem estádio mesmo).

E no Rio? Quando Vasco ou Botafogo poderão exercer o direito do mandante contra o Flamengo?

Em tempo: acho boa a "lei do mandante", mas em finais (ou semis) bem que os times poderiam entrar em acordo e fazer a divisão meio a meio. Mais bonito.

Nenhum comentário: