quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

grandes ídolos do desporto nacional: nelson cuevas


taí uma das minhas histórias de futebol preferidas.
madrugada de doze de junho de 2002. te digo que eu estava a virar a noite, acompanhando a derradeira rodada da primeira fase do mundial do coreão. muita emossão em campo. por que o paraguay teria que derrotar a poderosa eslovênia para seguir vivo no certame. e os eslovenos terminaram a etapa inicial com 1 x 0 no placar, num peru de chilavert, e ainda com um homem a mais em ação. o treinador do paraguas era o italiano cesare maldini. lá pelas tantas, meados da etapa complementar, maldini mui a contragosto teve que colocar o time pro ataque...
nelson cuevas levantou-se do banko guarani e entrou para a história do futebol.
cuevas, em meia hora, tocou o terror em campo. marcou dois golaços. na primeira pelota que recebeu, no flanco direito, quase na linha de fundo, cuevas cortou para dentro, levando um marcador, invadiu a grande área levando mais dois adversários na finta e chutou de canhota pra empatar. depois um tal de campos virou para o paraguas. mas o time tinha que vencer por dois gols de vantagem. então cuevas tomou a bola nos pés e caiu pela cancha direita, varado no rumo da meta oposta, driblando dois eslovenos pelo caminho, com malícia, determinação, e arrematando a baita jogada com uma bicuda de canhota, no alto, inapelável. paraguay 3 x 1.
logo após a peleja, o genial dadá maravilha, comentando o mundial para a globo, verbalizou exatinho o que torcedores insones de todo o planeta pensavam mas ainda não tinham encontrado as palavras exatas...
"cuevas é o melhor do mundo!"
o paraguas, verdade, fez água ali adiante. perdeu pra alemanha nas oitavas, levando gol no último minuto. injustus. a copa ficou bem mais pobre sem cuevas.
nelson cuevas já jogara pelo river plate mas naquele então estava exilado no shangai shenhua. depois da copa passaria pelo méxico (américa e pachuca), antes de regressar à sua pátria, defendendo o libertad. na última temporada, cuevas jogou pelo santos. não foi feliz na vila belmiro, tendo que conviver com toupeiras como o cuca. deixou registrados apenas dois gols nos anais santistas.
mas nelson cuevas ainda vive. disputa a libertas-2009 pelo universidad do chile.

Nenhum comentário: