quarta-feira, 11 de março de 2009

grandes ídolos do desporto nacional: andrade


bruno souza, o goleiro do flamengo, não sabe quem é o andrade. então a gente ajuda o ignorante rapaz.
porque talvez ele saiba quem são zico e tita. os dois maestros do famoso flamengo dos anos 1980. olhando uns metros mais pra trás de zico e tita, nos vetês da época, encontraríamos também andrade e adílio. esses dois, ainda que menos badalados, eram as pernas e os pulmões da equipe mais vencedora do futebol brasileiro depois do santos de pelé.
andrade foi titular do flamengo - daquele flamengo - por longos dez anos. entre 1978 e 1988. interessante como andrade resistiu ao lento desmanche da equipe, mantendo-se como titular absoluto e ídolo da torcida por todo esse período. nem zico, nem júnior, nem leandro, nem mesmo adílio foram tão constantes. zico, por exemplo, foi até udine e voltou ao flamengo. andrade ainda estava lá quando o galinho retornou. ainda seriam campeões, novamente juntos, desta vez ao lado de uma nova geração (bebeto, leonardo, jorginho).
depois de honrar a camisa rubro-negra por uma década exata, andrade enfim foi ganhar grana a valer. foi para a roma. um par de anos depois, voltaria para o brasil, para jogar no vasco.
andrade foi cinco vezes campeão brasileiro, entre flamengo (1980, 82, 83 e 87) e vasco (1989). é o jogador mais vezes campeão nacional, ao lado de zinho. andrade foi ainda campeão da libertadores e campeão mundial interclubes em 1981.
por fim... se me permites uma breve pensata: te digo que ainda me resta um pouquinho de esperanza que o flamengo volte um dia a ser grande como já foi. e boa parte dessa esperanza está em saber que sujeitos como andrade continuam por lá, trabalhando na gávea. adílio fazia companhia a ele até agorinha há pouco, cuidando do time de juniores, mas foi demitido pelo kleber leite neste início de ano. sim, é verdade... kleber leite conseguiu demitir adílio...

Nenhum comentário: