sábado, 28 de março de 2009

Teste de fogo

Com o perdão do trocadilho infame, o clássico de hoje à noite contra o Botafogo, no Maraca, é o teste de fogo que o Fluminense, de Parreira, necessita pra avaliar se houve evolução. Lembro que na véspera da semifinal da Taça GB eu duvidava da capacidade do tricolor em derrotar o alvinegro justamente pela dificuldade do time em sair jogando tanto pelas laterais quanto pelo meio. Deu no que deu, perdemos por 1 x 0.

Não sei ao certo se isto mudou muito. O Fluminense venceu cinco seguidas, mas só de adversários pequenos. E ainda assim andou se enrolando bastante. Pela direita, Mariano até melhorou um pouco e anda arriscando jogadas de linha de fundo. Mas é bem limitado. Pela esquerda, Leandro, entre um jogo contundido e dois suspensos, mal atuou nesta Taça Rio. Volta à equipe hoje ainda precisando mostrar o futebol que o tornou destaque no Palmeiras e Cruzeiro.

Dentro do rodízio de volantes promovido pelo Parreira, Jaílton (foto), para deleite do Reverendo, conquistou - pelo menos provisoriamente - a condição de titular. Já escrevi que ele não fez grande coisa até aqui, mas também não comprometeu. Não aposto todas as minhas fichas, claro, mas não vejo ninguém melhor (lamentavelmente) que ele no atual elenco das Laranjeiras. Logo... Para formar dupla, nosso treinador optou pelo "prata da casa" Maurício, que jogou apenas um tempo contra o Bangu e meteu um gol de cabeça. Como em terra de cego... Tecnicamente Diguinho seria o melhor para a posição de "segundo homem". Mas o cara vive nas noitadas e pegou uma pneumonia. "Chinelinho" por mais algumas semanas.

Se lá atrás a coisa ainda permanece nebulosa, na frente o Fluminense melhorou. Não somente pela entrada do Fred, que jogou apenas duas vezes (é dúvida para hoje). Mas principalmente porque Conca voltou a brilhar e a ser auxiliar de luxo do Thiago Neves na armação. Os dois, acho eu, precisam de mais regularidade, de mais constância durante os 90 minutos, para o ataque tricolor engrenar. Não que eles fujam do jogo, pelo contrário. Mas pecam ainda em alguns excessos de jogadas individuais ou erros de passe.

O contestado Parreira está fazendo bem a sua parte, não tenho o que reclamar. Esperemos, porém, a noite de hoje pra ver se o futebol, uma constante "caixinha de surpresas", muda a minha opinião...

Nenhum comentário: