quinta-feira, 23 de abril de 2009

Espinoza, o comentarista do FIFA Soccer

Não sei se todos aqui já jogaram, em algum momento de suas vidas, o FIFA Soccer. A primeira edição que joguei - e tenho até hoje lá em casa - foi o FIFA 1997, no PC. O jogo é um clássico e referência no mundo dos videogames e computadores pelo realismo, inclusive contando com comentários e narrações de locutores daqui (Milton Leite esteve em várias edições do FIFA).

Pois bem, ontem, ao assistir ao embate entre Fluminense x Águia de Marabá no SporTV 2, eis que me senti jogando - ou melhor, assistindo ao - FIFA Soccer. Cada vez que o novato comentarista Valdyr Espinoza abria a boca, vinha uma pérola nem tanto em conteúdo, mas sobretudo em forma. Gosto dele como treinador (não é nada excepcional, apesar do título mundial do Grêmio e do carioca de 1989 com o Fogão - Maurício alucina!), mas, numa boa, as frases dele parecem pré-gravadas - quando não são clichês. Ele nitidamente passou por algum curso de comunicação oral. Parece que está lendo um trabalho escolar na frente da turma. E insiste em fazer perguntas retóricas, como no FIFA Soccer. A saber:

* O narrador diz que cinco jogadores do Fluminense (Diguinho, Leandro Amaral, Leandro Bomfim, Conca e Thiago Neves) não tinham condição de jogo e voltariam nas próximas semanas. O comentarista Fifa Soccer manda: "Que time não sente. A falta. De jogadores. Como esses? Mas é preciso treinar ainda. Para encontrar. O melhor . Time".

* Em lance de contra-ataque do Águia, o perigoso Flamel perde um gol. O comentário: "O Fluminense está jogando certo. Atacando. Mas. Olha (com uma entonação de quem está perguntando para o telespectador). É preciso ficar atento aos . Contra-ataques".

* Maicon rola a bola para Eduardo Ratinho meter o terceiro num chute cruzado. O nosso querido comentarista do Fifa Soccer não hesita: "Maicon não é Pelé. Eduardo Ratinho não é Carlos Alberto. Mas foi um gol de final de Copa do Mudo". NR: Tudo bem, admito, ele mandou bem nessa.

* O repórter diz: "O Parreira tirou o Maurício para colocar o Romeu. É um volante por outro volante". VE emenda: "O técnico tira um volante. E coloca. Outro volaaaante. É como trocar um seis. Por meia. Dúzia."

Nenhum comentário: