sábado, 18 de abril de 2009

grandes ídolos do desporto nacional: leonardo

o grande leonardo está no brazil.
deu seguidas entrevistas para jornais e tevês. hoje leonardo é dirigente do milan. mas só tem falado de outro time rubro-negro: o flamengo, o seu flamengo.
leonardo teme pelo futuro de seu time. vê que o buraco não tem fundo, que o clube está maltratado por décadas de descaso-e-roubalheira. e sabe que um possível título estadual não ajuda em nada a tapar o rombo.
ele propõe que o flamengo vire empresa. mas que, antes disso, outros dirigentes assumam o comando na gávea. porque para márcio braga & kleber leite, ninguém de respeito vai dar um tostão furado. claro que leonardo não disse isso com todas as palavras. sujeito elegante que sempre foi. mas deixou claro que o flamengo, por conta de seus dirigentes, vive crise de credibilidade - algo maior e mais sério do que uma crise orçamentária.
leonardo parece pronto para segurar o rojão. ele foi campeão mundial pelo são paulo. foi campeão do mundo pelo brasil em 1994. foi ídolo e camisa dez do milan. faz o que quer no milan. mas ainda mantém um interesse legítimo pelo clube que o revelou, há mais de vinte anos.
leonardo foi campeão brasileiro em 1987. ainda com zico e andrade no time, já com bebeto e renato.
te peço licença pra dizer que aquele time, de quando eu era guri, me fez ter certeza de ser rubro-negro. agradeço a meu pai. agradeço àqueles atletas. fiquei sabendo agora que aquele time também fez leonardo, com 18 anos, ter certeza de onde vinha. ter certeza de que estava no lugar certo.
em entrevista ao programa "redação sportv", ontem mesmo, leonardo contou como chegava na gávea às onze da manhã, para só treinar às cinco da tarde. passava o dia na gávea porque gostava de estar ali.
foi quando o marcelo barreto perguntou como era a sensação de ser ídolo do flamengo. leonardo respondeu que não se sente ídolo, não. "o que eu dei para o clube não é nada perto do que o clube me deu." ele não teve tempo. "essa é uma grande frustração para mim." leonardo foi logo vendido para o são paulo, em troca de bobô e nelsinho. vendido pelo presidente gilberto cardoso filho que, em seis meses, se livrou também de bebeto, renato, aldair, jorginho.
leonardo tinha 19 anos quando saiu do flamengo. e virou craque, claro, todo mundo via que isso ia acontecer. mas, como outros tantos, ele virou craque longe do flamengo. longe de sua casa.

Nenhum comentário: