sábado, 16 de maio de 2009

grandes ídolos do desporto nacional: grafite


vendo aqui o campeonato alemão. e o destaque do certame, pelo wolfsburg, é grafite, artilheiro com 26 gols. acabou de fazer dois, no primeiro tempo do jogo contra o hannover. aliás, é a primeira vez que vejo o time do wolf e, parece mentira, mas é uma ótima equipe, ultra-ofensiva, com também o vice-artilheiro da bundesliga, o habilidoso bósnio dzeko (25).

mas o papo é grafite. e grafite é o cara. nome importante da libertadores de 2005, fez grande primeira fase, mas se machucou no meio do torneio. na final seu nome foi gritado entusiasticamente pela torcida tricolor.

mas o grande jogo dele foi na libertadores de 2004, nas oitavas contra o rosário central. no primeiro jogo, na argentina, perdemos por 1 x 0. Na volta começamos perdendo por 1 x 0 em pleno morumbi e luis fabiano perdeu um penalti. cuca, ele mesmo, meteu grafite no jogo. o cara fez dois gols, fomos pros penaltis e levamos. inesquecível.

vindo do goiás, grafite começou mal no tricolor. era comparado ao fabuloso e, no primeiro jogo em que se "destacou", meteu 2 gols contra o juventus da mooca. o resultado livrou o curíntia do rebaixamento no paulistão. grafite passou a ser vaiado pela torcida saopaulina, mesmo depois dos gols.

mas o jeito sincero e simples (ao contrário do marrento luis fabiano) e os gols conquistaram a torcida. grafite não é craque mas foi grande no tricolor.

ainda protagonizou o episódio "macaquito" com desábato (hoje no estudiantes), à época no quilmes. tornou-se símbolo contra o racismo. aliás, fez muito bem em ter denunciado. hermanos não são realmente muito chegados em coloured people. no mundo moralista do futebol, essas coisas normalmente ficam debaixo do pano.

taí, grafite, grande sujeito.

Nenhum comentário: