terça-feira, 26 de maio de 2009

grandes ídolos do desporto nacional: obina

quando obina chegou do vitória da bahia, não foi levado a sério. aquele negão sardento? não tinha mesmo a estampa de um galactico. não tinha, em verdade, sequer o tipo físico de um atleta propriamente dito.
logo a torcida encarnou pra cima do infeliz.
e surgiu o canto de ironia que depois foi tratado como palhaçada pela imprensa e pelos rivais pouco afeitos às ironias.
ô, obina é melhor que eto´o...
mas eis que, como uma lenda das selvas afrikanas que foi tirada de seu sono milenar pelo canto tribal de uma aldeia em perigo, obina passou a responder aos achincalhes com gols. nada de mandar banana pra torcida. nada de dar dedos em riste. nada de mão no culhão. nada de dizer que sou f*da.
obina respondia às provocacões com gols, muito suor e beijos no eskudo.
estava nascendo o anjo negro da gávea.
anjo vingador, artilheiro.
e aquele canto de escárnio começava a virar um canto de exaltação.
verão de 2007. tarde de sol no marakas. primeiros minutos de flamengo e vasco, semifinal da taça guanabara. obina recebe a pelota na grande área, acerta um voleio de heroi e estoura o joelho esquerdo, caindo no gramado no mesmo momento que a bola beija a rede cruzmaltina.
o heroi se imolara em público. estava traçado o destino de obina entre os rubro-negros.
obina já tinha sido fundamental na temporada de 2005, quando livrou a cara do flamengo, quase rebaixado no kampeonato brazileiro. depois seria figura de proa nas conquistas de dois estaduais (2007 e 2008) e na copa do brazil de 2007. é mais do que pode ser dito de boa parte de seus detratores.
obina agora vai jogar o resto do ano no palmeiras. espero que seja feliz mais uma vez. estava mesmo difícil de ele ser feliz no flamengo. espero que meta seus gols mais uma vez. e que volte à gávea logo ao fim do empréstimo, porque sua casa é ali.
podem até me dizer que obina é ruim. que bom mesmo é o fred ou o washington ou o souza ou o afonso alves ou o kleber pereira. que seja. bons então são esses. e o obina é ruim. mas obina é flamengo.

Nenhum comentário: