domingo, 28 de junho de 2009

Episodio de hoje: a verdade sobre Hillbrow


A Folha de S. Paulo descreveu, em uma reportagem publicada ha uma semana, como eh a vida em Hillbrow, o local desta foto ai, onde esta o estadio Ellis Park, palco da final de logo mais, ante os EUA.

Dois reporteres caminharam ao redor do estadio, em ruas pouco movimentadas, de casas baixas e comercio simples. Viram mulheres carregando seus filhos com panos amarrados ao torax, dois amigos conversando despreocupadamente em uma esquina, puxaram papo com um nigeriano e ainda, como eh de se esperar da escola folhasp de jornalismo, mostraram com estatisticas que Hilbrow eh perigoso sim, apesar dos relatos.

Bueno, de volta a Joburg depois de uma semana sabatica na querida Mozambique, foi a minha vez de experimentar Hillbrow. O taxista (sempre ele) me disse, com ar preocupado, que Hilbrow eh o bairro mais perigoso do mundo. Eu ri e ele ficou serio: "Nao ria, man, aqui eh o local das gangues mais assassinas de toda Africa do Sul".

Hillbrow esta na secao dangers & annoyences do Lonely Planet South Africa. O bairro surgiu
como uma ilha de negros em Joburg durante o Apertheid. Sao dezenas de predios residenciais com tijolos marrons, escadas de ferro e grandes janelas de vidro, que servem como varal para roupa, dao um tom mais miseravel aa paisagem. No terreo, as garagens servem como ponto de encontro dos traficantes, que escondem seus negocios ilegais em estabelecimentos que tem na fachada placas de 'estacionamento publico' ou 'lava jato'.


Hip-hop e outros sons estranhos em volume alto nos carros, nas esquinas e nos celulares de negoes que parecem passar o dia inteiro esperando algum turista para fazer uma caixinha. Negros bebados ou drogados (ou doidos mesmo) cambaleam entre a calcada e a pista e avancam sobre os carros.

Ninguem circula em Hillbrow a nao ser os negros residentes. Quem me garantiu foi o tal do taxista. Certamente, os caras da Folha nao foram pra essas bandas. Sim, porque o local mais perto do centro de imprensa eh esse, das fotos que eu fiz.

Conheci, assim que desembarquei em Joziburg, um ingles que tentava antecipar em 20 dias seu retorno para casa. Ele e um amigo vieram para a Africa do SUl para assistir aa confed cup. O amigo, desobedecendo aos conselhos dos nativos, resolveu dar um giro ao redor do Ellis Park e foi assaltado duas vezes num prazo de uma hora.
Sim, duas vezes. Eu so acredito porque conversei com o amigo do cara. A vitima, por sinal, retornou para casa, em UK, aos prantos, no dia seguinte.
Na primeira vez, colocaram a faca a um fio de cabelo de sapo de distancia do seu pescoco e levaram a grana. Na segunda, minutos mais tarde, levaram a camera, celular, relogio, com um trabuco apontado para a tempora e dois caras segurando seus bracos.
O governo local ja tentou dar uma revitalizada em Hillbrow, com a criacao de um belo edificio do governo na regiao, a torre da Telkom, maior companhia de telefone da sudafrica, e um grande predio residencial em formato redondo tambem foi erguido por ali.

O Ellis Park tambem ta por ali. Eh o mais famoso estadio da replukaan de zuud-africkaneisch. A final do Mundial de Rugby, em 1995 foi la, sem aparentes transtornos. O ultimo amistoso entre Brasil e Sudafrica, em 1997, com Mario Zagallo no comando, foi no Ellis (com vitoria por 3 a 2 de virada e direito a aviaozinho do Velho Lobo na comemoracao), no proximo sabado tem um super jogo de rugby entre South Africa e o British Irish Lions...e assim o estadio e o bairro vao convivendo com os foreigners.

Eu quero so ver como eh que vai ser a comemoracao dessa gente bronzeada quando acabar a Copa das Confederacoes esta noite.
Vai ter 'festa brasileira pelas ruas de Hillbrow'?
PS - Como so da para passar de carro pelo estadio, essa foi a melhor foto que consegui tirar.

Nenhum comentário: