quinta-feira, 25 de junho de 2009

O tempo passa, o tempo voa: homenagem a Mariani

Quem já passou pela redação Jornal de Brasília certamente o conhece. E quem acompanha o jornalismo esportivo do DF já ouviu falar dele. Não, o jogador ao lado não se chama Mariani. O motivo de ele estar aí ao lado é Adelmar Gustavo Mariani, cara de ótimo coração, capaz de criar os títulos mais geniais de cadernos esportivos (de cabeça, lembro de três clássicos: "Saturn, a nova base do Galo", "Macaca sobe a serra e belisca" e "Gama: futebol de crustáceo") e que usava terno com tênis vermelho durante coletivas no Palácio do Planalto.

Mariani ficou impressionado com a técnica do inglês Trevor Francis, o primeiro jogador inglês a custar mais de um milhão de libras (cerca de R$ 3,3 milhões), em 1979. E, alguns anos depois, resolveu batizar seu único filho como Trevor Francis Brito Mariani. Por isso, expliquei no post anterior que somente duas pessoas aqui em Brasília teriam a capacidade de reconhecê-lo: Mariani e o xará do boleiro.

A tal transferência milionária se deu entre o Birmingham City, clube que o revelou, e o Nottingham Forest. E a grana investida teve retorno imediato. Na temporada 79/80, Trevor Francis marcou o gol que deu o título da Copa Europeia (atual Champions League) ao seu novo clube, na final contra o Malmö, da Suécia. E, também, participou do bicampeonato na temporada seguinte. Fabio Capello, atual técnico da seleção inglesa, disse que foi o melhor jogador que viu atuar pela Primeira Divisão inglesa.

Pela seleção nacional, fez 52 jogos entre 1976 a 1986. Marcou 12 gols. Jogou a Copa de 1982, mas não sei se esteve no Mundial seguinte.

Depois de vestir as camisas do Birmingham City, Detroit Express, Manchester City, Sampdoria, Atalanta, Glasgow Rangers, Queens Park Rangers e Sheffield Wednesday, Trevor pendurou as chuteiras em 1988. Virou técnico do Birmingham e, depois, cartola do clube. Hoje, com 55 anos, é comentarista do canal Al Jazeera Sports, que transmite o futebol europeu para os países árabes.

Nenhum comentário: