segunda-feira, 15 de junho de 2009

Onde Dunga eh uma parede


Existem na Africa do sul 11 linguas oficiais. Alem do ingles e do africaner (um mistura de holandes com ingles e uma meia duzia de tres ou quatro palavras em zulu), tem o tswana, tsoga, sutu, zulu, cxosa e por ai vai.

Os sudafricanos conversam entre si em uma dessas linguas, Se o cara vai ao bar e bpede uma cerveja em cxosa, o garcom tem que responder em cxosa. A maneira de falar (tambem conhecido como sotaque), a proposito, lembra muito a do brasileiro, quase cantando.

Mas existem algumas palavras que se pronunciam fazendo estralos com a lingua. Sapo, por exemplo, eh tscxio-tscxio, tem que fazer, la no fundo da lingua, um barulho de bola de pingue-pongue para pronunciar corretamente a palavra. A propria prouncia da palavra 'cxosa' se faz um estralo com a lingua entre os dentes, quase que como se esticesse estourando uma bola de chiclete. 'E possivel formar frases inteiras com palavras assim. Eu gravei um video de uma africaninha falando cxosa aos estralos. Vou tentar posta-lo no youtube, quando regressar.


Fiquei curioso ccom essa historia e aproveitei que o jogo entre south africa e iraq tava una kaka para tirar algumas duvidas sobre o zulu, sutu, cxosa... Fui convidado para me juntar aa mesa de dois torcedopres do bafana e suas colegas(um deles tinha duas). Eles sao da costa oeste, mil quilometros distante deste bar onde estivemos, e vieram a bloem so para ver o brasil.

Tentei deixar de lado um pouco essa historia de falar de futebol e copa do mundo, mas nao consegui. Para minha surpresa, descubri que dois expoentes de nossa selecao tem seus significados nos idiomas tribais.

Bueno, um deles eh quase universal, que eh Kaka. Mas em sutu, Kaka nao significa apenas coco, mas um tolete, uma merda grande. O que nao condiz com o nosso baby face made in gama, pelo menos futebolisticamente falando.

A outra palavra eh Dunga. Sim, dunga, carlos caetano bledorn verri. Em zulu, ou cxosa, ou tswane ou sei la o que siginifca parede. Ai sim, tenho que concordar, que os dois combinam na inteligencia. Mas a parede ainda aceita criticas.

Nenhum comentário: