
Estive na África do Sul há dois anos. Entre outras cidades, fiz questão de visitar Pretória. Não sei se será o caso do Dunga, mas eu não me arrependi.
Pretória é ligada a Johannesburgo por uma auto-estrada larga e segura, muito melhor que a maioria das nossas. Gasta-se, em média, meia hora de carro ou ônibus entre uma cidade e outra.
De médio porte, Pretória é planejada e muito mais organizada, tranqüila e arborizada que a metrópole vizinha, distante 50 km.
Pretória tem mais de 100 parques, com cerca de 50 mil jacarandás trazidos do Rio de Janeiro no século 18. Alguns são santuários de pássaros e reservas naturais, com trilhas para caminhadas e lagos para pesca.
O zoológico, inaugurado em 1899, é o único zôo da África do Sul com status nacional. Um dos melhores do mundo, tem os principais bichos da fauna africana, como leões, girafas e elefantes.
Além dos animais, do verde e da sombra, Pretória tem 35 museus. Eles mostram a história e a arte da cidade e do país. Ficam em prédios centenários e novos, construídos em perfeito equilíbrio.
Mas, DB, a dica é começar o passeio por uma das colinas que cercam Pretória. Lá fica o Monumento Voortrekker. O enorme prédio, que lembra um mausoléu, pode ser visto de qualquer ponto da cidade.
Para muitos, principalmente negros, a visita é desagradável. Mas ela se faz necessária a quem quer conhecer a história do país, principalmente o começo da invasão branca, que culminou no apartheid.
No centro de Pretória, o tour continua pelo Museu Krugerhuis, que também lembra a invasão branca. Fica na antiga residência de Stephanus Johannes Paulus Kruger, presidente da República do Transvaal entre 1883 e 1902.
Outra atração é o Union Buildings. No alto de uma colina, o edifício é cercado por jardins, freqüentados pelos moradores da cidade. No Union Buildings estão os prédios da burocracia do governo sul-africano.
Ali Nelson Mandela tomou posse como presidente do país, em 1994. Na escadaria foi feita a histórica foto do líder negro ao lado dos primeiros parlamentares eleitos após o apartheid.
Futebol? Não vi nem ouvi nada a respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário