domingo, 28 de junho de 2009

vadão na seleção (ou breve e fria análise sobre o brazil)

bueno, o d*nga. sem me deixar levar pelos arroubos de torcedor - futebol é emossão - também não seria de meu feitio ficar felizinho e começar agora a puxar o saco do d*nga. seria casuísmo.
sendo sério e ponderado devo admitir que esse rapaz, d*nga, teve o culhão de pegar um rabo de foguete.
a seleção brazileira após o turismo na alemanha-2006 era terra arrasada. lembram? jogador querendo bater recorde, treinos com bilheteria em weggins, carlos alberto barreira fingindo profissionalismo, fátima bernardes e o eskambau alado.
nosso amigo ricardo teixeira, que está longe de ser bobo, de imediato compreendeu que algo precisava mudar pra que tudo continuasse como estava. e ele inventou d*nga. inventou do nada. out of the blue, te diria neil young. bronco daquele jeito dele, o ex-capitão do tetra ("fotografa essa p*rra") se sentiu de facto "prestigiado" e foi brincar de rambo três no afeganistão. de volta à seleção.
d*nga não envergou. fez o serviço sujo direitinho. valeu-se das costas quentes com teixeirão e do espírito nacional de caça-às-bruxas para banir cafu e roberto carlos, cousa que o barreira tinha que ter feito bem antes, mas não teve peito. deixou o ronalducho e o ronaldinho para lá, depois do papel a que ambos se prestaram em tão malfadado mundial.
d*nga foi o sujeito que pegou o escovão para limpar a toalete. fez cara feia para o reportariado, culpou a imprensa sempre que pôde. deu umas sacaneadas na rede globo, afinal é o d*nga da seleção. e ele pode. falou grosso com kaká numa atitude óbvia de territorial pissing. mas ali adiante engoliu o retorno de ronaldinho gaúcho sem reclamar. durou pouco. até teixeira e a nike perceberam que o ex-gaúcho tinha se tornado anti-marketing. e tu percebas que d*nga tentou adriano também, só pra mostrar o espirito aberto. e conseguiu pelo menos um par de boas transferências europeias (jonatas para a españa, afonso alves para a inglaterra).
e o mais importante: o pitbull d*nga nunca jamais em circunstância alguma dirigiu um único rosnadinho que fosse para teixeira. se a seleção levava ferro nas eliminatórias, se queimava o filme em amistosos caça-níqueis, se ele nem tinha tempo de preparar a equipe - nada disso era culpa da cbf, eram vícios de um mundo mau (clubeus europeus, conmebol, fifa, calendário desportivo, ano olimpiko, crise aérea, rede hoteleira internacional, etc).
quer saber?
d*nga venceu o mundo mau.
recebeu um time maltrapilho e, três anos depois, nos entrega uma seleção que lidera as eliminatórias, está praticamente classificada pro mundial. venceu a copa américa e a copa das confederações. e ainda deu umas bordoadas divertidas (argentina, portugal, uruguay, italia).
pronto. valeu. serviço completo.
agora está na hora da sintonia fina. está na hora de o time aposentar o sargento para ganhar um treinador. alguém que consiga fazer mais do que ensaiar bolas paradas e escalar uma dupla de volantes burokraticos. alguém que faça robinho render. que deixe ramires e kaká à vontade para comandarem o ritmo da equipe. alguém que ensine daniel alves a ser lateral-esquerdo. alguém que pense em variações táticas e saiba quebrar retrancas.
porque o time em seus setores estanques está pronto ou bem perto disso (boa defesa, meio-campo in progress, ataque vibrante com luis fabiano). agora é a hora de fazer esse bando de gente jogar em harmonia. evitar sobressaltos e antecipar problemas.
o treinador pode ser o muricy. pode ser. como disse o john pothead, e depois o tostão repetiu, quando se fala de seleção brazileira, o técnico é pouco mais do que um detalhe. e agora chegamos à hora dos detalhes, a hora do polimento, a hora dos últimos ajustes.
veja o joel com a afrika do sul. é evidente que tem alguém ali segurando a prancheta. pode ser até o vadão.
obrigado, d*nguinha. obrigado demais. missão cumprida. abraço.


vadão, como não?

Nenhum comentário: