edson arantes do nascimento, o pelé, tinha na seleção colombiana de futebol sua maior aposta para a copa do mundo de 1994. mas a bela equipe de freddy rincón & faustino asprilla, que certa feita detonara a argentina por 5 x 0 no monumental de nuñes, ruidosamente ruiu ainda na primeira fase do certame máximo do desporto mundial.
derrotas para a romênia (1 x 3) e para os united states (1 x 2), inútil vitória sobre a suíça (2 x 0).
um dos tristes protagonistas da maior desventura colombiana em copas foi o beque andrés escobar.
autor de um decisivo gol contra na derrota de sua equipe para os united states no rose bowl.
os states de meola & lalas acabariam se classificando naquele grupo, ao lado da grande romênia de gheorghe hagi & dan petrescu, e perdendo pro brazil de romário & bebeto nas oitavas-de-final.
andrés escobar foi morto poucos dias depois de seu retorno à colômbia. morto a tiros na porta de uma discoteca de medellín. morto há exatos 15 anos.
assassinato que, de certa forma, levou junto aquela que foi possivelmente a maior geração de futebolistas da história do país, a mais enkantadora seleção colombiana que já existiu, ainda que por breve momento.
te digo que vale ler a matéria do uol sobre esse terrível episódio, ainda inexplicado, de nosso futebol latino-americano: http://esporte.uol.com.br/ultimas/2009/07/02/ult7499u18.jhtm

Nenhum comentário:
Postar um comentário