segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Série Campeões Brasileiros

Inter, 1979.

A maior máquina de futebol a vencer um campeonato brasileiro chama-se Internacional de Porto Alegre de 1979. Trata-se de único caso de título invicto em todas as edições do nosso mais importante torneio nacional.

Mas há um dado triste deste torneio: por desavenças com a fórmula de disputa, São Paulo, Santos, Corinthians e Portuguesa recusaram-se a participar do campeonato. O governo militar dilatara o certame para inacreditável 94 clubes.

Assim, os times de São Paulo e Rio de Janeiro entrariam na segunda fase, depois de disputar um Torneio Rio-São Paulo. Os quatro clubes supracitados, no entanto, pleitearam adentrar no campeonato apenas na terceira etapa. O pedido não foi aceito e, em protesto, houve o boicote.

Dos paulistas, apenas Guarani e Palmeiras (campeão e vice do torneio anterior e já beneficiados pelo privilégio de entrar na terceira fase) participaram da disputa.

A final tem figuras folclóricas e históricas. Do lado colorado, o polêmico Mário Sérgio e o gênio Ênio Andrade. Do lado vascaíno, vejam só, o treinador era ninguém menos do que Oto Glória.

As duas finais foram disputadas em apenas três dias: 20 e 23 de dezembro de 1979. No primeiro jogo, no Rio, 2x0 pro Inter com gols de Chico Spina.

A volta, no Beira-Rio, 2x1 para os gaúchos, com gols de Jair e Falcão. Wilsinho descontou.

As escalações:

Internacional: Benitez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Batista, Falcão e Jair; Valdomiro (Chico Spina), Bira e Mário Sérgio. Técnico: Ênio Andrade.

Vasco: Leão; Orlando, Ivan, Gaúcho e Paulo César; Zé Mário, Paulo Roberto (Xaxá) e Paulinho (Zandonaide); Catinha, Roberto Dinamite e Wilsinho. Técnico: Oto Glória.

Como a vitória foi invicta, vale informar as estatísticas coloradas: 23 jogos, 16 vitórias, 7 empates, 40 gols pró e 13 contra.

Um dado curioso para nós, moradores de Brasília: o Guará foi o último colocado do torneio, com oito jogos, dois empates e seis derrotas. César, do América-RJ, foi o artilheiro do campeonato, com 13 gols.

Nenhum comentário: