quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A volta do Gaúcho - Capítulo 8

Como o Fluminense está só "brincando" na Sul-Americana (e no Brasileirão, o que está fazendo?), nossos capítulos da "novelinha Renato Gaúcho" vão ser contados somente a partir do certame nacional.

Em sua (re)estreia nas Laranjeiras, há pouco menos de um mês, o intrépido treinador adotou um esquema que parecia cauteloso, mas que se revelou inteligente: o 3-5-2. Afinal, com uma defesa frágil, era melhor reforçá-la com mais jogadores e dar uma congestionada no meio-campo para dificultar o avanço dos adversários. Na falta de melhor qualidade, ele apostou na quantidade. A tática deu mais ou menos certo. O time quase surpreendeu o Atlético-MG, no Mineirão, e o Palmeiras, no Parque Antártica. Perdeu de pouco, o que não serviu de nada, na prática, apenas como esperança por uma recuperação. No Maracanã, não conseguiu superar o Cruzeiro (1 x 1).

Após perder pro Atlético-PR (1 x 0), em Curitiba, jogando muito mal, Gaúcho voltou atrás e escalou o Flu no 4-4-2. Resultado: goleada sobre o Sport (5 x 1) e um bom empate diante do Vitória (2 x 2), em Salvador. Confiante, partiu com a mesma estratégia pra cima do Coritiba e deu no que deu: derrota vexatória por 3 x 1, no Rio. E agora, pensou nosso filósofo Portaluppi? Hoje à noite, diante do favoritíssimo São Paulo, no Morumbi, o tricolor carioca pode voltar ao 3-5-2 na expectativa de reeditar as atuações iniciais. E, quem sabe desta vez, arrancar um empate pelo menos.

Renato, como sempre, não divulga a escalação antecipadamente. Uma coisa é certa: enquanto insistir em mandar a campo jogadores como EdCarlos, Wellington Monteiro, Augusto e Fernando Henrique, perseguidos e vaiados pela torcida, o time não sairá do buraco. WM, contundido, e Augusto felizmente não jogam, sendo substituídos por Fábio Santos (esperança de mais lucidez no meio-campo) e pelo também fraco João Paulo. FH corre risco de ser barrado por Rafael, o que seria uma boa. Mas EdCarlos continua, mesmo que Cássio entre para formar trio de zagueiros com Luiz Alberto.

Enfim, apenas considerações de torcedor, pois não vejo qualquer perspectiva no jogo de hoje - nem sei se haverá alguma nos próximos. A diretoria/patrocinadora corre atrás desesperadamente de reforços de última hora, entre eles, Urrutia (foto), que já chegou ao Rio. Muitos nomes especulados, pouco de concreto - além do volante equatoriano (ex-LDU), apenas o atacante Adeílson (ex-Ipatinga) e o zagueiro Gum (ex-Ponte Preta). Pode ser tarde demais...

Nenhum comentário: