domingo, 23 de agosto de 2009

A volta do Gaúcho - Capítulo 9 (último?)

A reestreia de Renato Gaúcho no comando do Fluminense completa hoje exatamente um mês. E pode chegar ao último capítulo. Basta ser derrotado pelo bem arrumadinho Barueri, no Maracas, a partir das 16h. Resultado bastante possível diante do desespero que tomou conta do tricolor em sua ridícula campanha no Brasileirão 2009. Qualquer outro placar que não seja a vitória é pra decretar o rebaixamento agora. Manda todo mundo embora e faz como o América-RN em 2007: fica cumprindo tabela até 6 de dezembro.

Já entramos em campo segurando a lanterna, pois o Sport venceu ontem, após nove partidas. Mesmo que o Flu ganhe, ainda ficará a quatro ou cinco pontos de sair do Z-4, na melhor das hipóteses. Enfim, nem adianta ficar fazendo muitas contas. Temos que vencer todas no Rio - são mais 10 jogos no Maraca, incluindo os dois clássicos.

Hoje, diante do Barueri (do artilheiro Val Baiano), Gaúcho finalmente barrou EdCarlos, assim como já tinha feito com Wellington Monteiro e Fernando Henrique. Sem Diogo, suspenso, e Fábio Santos, machucado (de novo!), o time periga entrar com três atacantes: Roni, Kieza e Adeílson. Quero saber quem vai armar as jogadas. Conca, pelo visto, outra vez ficará sozinho na função. E Diguinho sai jogando, outra ameaça em "entregar o ouro" ao adversário, como já aconteceu diante de Atlético-MG e Corinthians.

A torcida prometeu levar faixas de protesto e botar pressão. A bronca é justíssima, mas estamos num momento em que as arquibancadas precisam empurrar o time. Se a galera já for disposta a vaiar e com impaciência, talvez seja pior. Afinal, enquanto a matemática permitir, temos que acreditar, né? Infelizmente, este é o nosso papel como torcedor.

PS: Vou reproduzir aqui um comentário que publiquei num dos posts escritos pelo Comendador: enquanto torcedor do Fluminense, faço uma promessa desde já pra 2010. Mesmo que meu time leve multidões ao Maracanã ou a qualquer estádio do país e faça uma campanha irrepreensível na Série B, eu me limitarei a apenas comentar suas atuações, sem o direito de tirar onda com ninguém. Quem está na segundona não pode fazer nada a não ser torcer muito pra subir de volta. Não faz mais que a obrigação. Ponto final.

Nenhum comentário: