quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Rio de Janeiro alucina nos pontos corridos

Vejam que interessante. Desde que acabou a virada de mesa e ficou ajeitadinho o esquema caem 4 times, em 2003, no primeiro campeonato da era dos pontos corridos, o Rio de Janeiro aparece com três dos quatro times que mais rodadas figuraram na zona de rebaixamento.

Alguns detalhes precisam ser levados em conta, claro. Tipo times que, durante esses seis campeonatos e meio, foram rebaixados provavelmente teriam menos rodadas na zona, ja que "ganharam folga". É o caso do Santa Cruz, América-RN, Ipatinga, Vasco-RJ, Brasiliense e outros pequenos. Mas não é o caso de Grêmio, Botafogo e Atlético-MG, que, mesmo tendo 38 chances a menos de ficarem entre os últimos, insistem em figurar lá no topo desta nefasta lista.

Detalhe é que de 2003 para cá, apenas oito times jogaram todas as edições do Brasileirão na Primeira Divisão: Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Santos, Flamengo, Fluminense, Goiás e Atlético-PR. Estes cinco últimos bateram na trave várias vezes para não cair. E, com a queda iminente do Fluzão, só sobrarão sete. Ou seis, caso o Atlético-PR desande a perder também.

Além disso, do jeito que estamos, o Fluminense termina o ano na liderança disparada deste ranking. Com o Fogão na cola. Pelo menos ano que vem não ultrapassaremos ninguém.

Confiram:

Ah, na sequência, aparecem: Santos (24), Sport (22), Brasiliense (21), Ponte Preta (21), Portuguesa (17), São Caetano (17), Coritiba (16), Palmeiras (14), Vitória (10), Bahia (8), São Paulo (7), Avaí (7), Internacional (6), Cruzeiro (3), Santo André (3) e Criciúma (2).

Curioso como o pobre do Criciúma ficou duas rodadas na zona e foi rebaixado.

Nenhum comentário: