segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Série Campeões Brasileiros

Flamengo, 1980.

Vencer, vencer, vencer. Nunca antes a expressão do hino não oficial de Gilberto Alves foi tão real para o Flamengo quanto na consagradora década de 80, iniciada com o título deste ano. O famoso “Flamengo do Zico” começava aqui a escalada para a conquista do mundo.

O título foi conquistado sobre o Atlético-MG, em duas partidas históricas. No Mineirão, vitória dos donos da casa: 1x0, gol do grande craque Reinaldo.

A volta todo mundo já conhece: 3x2, com dois tentos de Nunes e um de Zico. O Rei fez os dois do Galo. Com a soma dos placares dando 3x3, surge um daqueles regulamentos malucos de torneios nacionais ao longo da história. O desempate veio da campanha dos dois times... na semifinal! Como o Fla havia vencido o Coxa duas vezes e o Galo obtivera um sucesso e um empate contra o Internacional, título para os cariocas.

A final, disputada no dia 1º de junho de 1980, teve como palco o Maraca e, como platéia, 154 mil pessoas.

Zico foi o artilheiro maior do torneio, com 21 gols.

Os times:

Flamengo – Raul; Toninho, Manguito, Marinho e Júnior; Andrade, Paulo César Carpegiani (Adílio) e Zico; Tita, Nunes e Júlio César. Técnico: Cláudio Coutinho.

Atlético-MG – João Leite; Orlando (Silvestre), Osmar, Luisinho (Geraldo) e Jorge Valença; Chicão, Toninho Cerezo e Palhinha; Pedrinho, Reinaldo e Éder Aleixo. Técnico: Procópio Cardoso.

A seguir, 9 minutos daquela final, tirados do filme Flamengo Paixão.

Nenhum comentário: