terça-feira, 15 de setembro de 2009

Série Campeões Brasileiros

Grêmio, 1981.

Depois de um tricampeonato gaúcho com o Inter, a torcida tricolor gaúcha já devia estar desesperada por um triunfo nacional. E o título veio em 1981, com o artilheiro de Deus, Baltazar.
A final foi disputada contra o São Paulo em dois jogos. Os resultados foram indiscutíveis. Duas vitórias. No jogo de ida, 2x1 em Porto Alegre, com gols de Paulo Isidoro para os gaúchos e Serginho Chulapa para os paulistas.

Na volta, no dia 3 de maio de 1981, o Morumbi recebeu 95 mil pessoas. E o Grêmio venceu novamente: 1x0, golaço de Baltazar. Era o início de uma era de outro dos gaúchos, com título mundial e tudo dois anos depois.

Curiosamente, o comandante gremista foi o mesmo que levou o Inter ao título de 1979, Ênio Andrade. Nunes, do Flamengo, foi o artilheiro do campeonato com 16 gols.

As escalações:

São Paulo – Valdir Peres; Getúlio, Oscar, Dario Pereyra e Marinho Chagas; Élvio, Renato e Everton (Assis); Paulo César, Serginho Chulapa e Zé Sérgio. Técnico: Carlos Alberto Silva.

Grêmio – Leão; Paulo Roberto, Newmar, De León e Casemiro; China, Vilson Tadei (Jurandir) e Paulo Isidoro; Tarciso, Baltazar e Odair (Renato Sá). Técnico: Ênio Andrade.

Nenhum comentário: