
o Pervitin, um estimulante mais conhecido hoje como "speed", era a droga-milagre do exército nazista conhecido como wehrmacht. Em 20 de maio de 1940, um soldado, com idade de 22 anos, escreve uma carta para a sua família:
- será que vocês poderiam conseguir para mim uma maior quantidade de Pervitin, de modo que eu possa constituir uma reserva aqui?
então, numa carta que ele envia de Bromberg em 19 de julho de 1940, ele insiste:
- sem querer lhes pedir o impossível, por favor, me enviem mais Pervitin.
as drogas faziam parte de um plano cujo objetivo era de auxiliar os pilotos, os marinheiros e os soldados das tropas da infantaria alemã se tornarem capazes de realizar feitos sobre-humanos. Os oficiais dos altos escalões do exército distribuíam generosa e liberalmente tais estimulantes, assim como bebidas alcoólicas e entorpecentes, pela simples razão que eles acreditavam que drogar e intoxicar as tropas os ajudaria a conquistar a vitória sobre os aliados.
(site do ministério da saúde)
***
por fim, uma curiosidade sobre esse assunto que fez voar as penas dos mais felpudos urubus da gávea: afinal, quando será realizada a partida cobreloa x liverpool, a fim de se definir o legítimo campeão mundial de clubes de 1981?
acréscimo: um torcedor atento lembra que, se é para refazer partidas de 1981, a final da libertadores deveria ser atlético-mg x cobreloa. Acho que ele está certo - I think he´s Wright.
Nenhum comentário:
Postar um comentário