segunda-feira, 5 de outubro de 2009

duas ou três cousas sobre o andrade

era uma vez um flamengo campeão.
andrade, no meio campo, só recebia a pelota redondinha e entregava a criança ligeiro para zico, uri geller, lico, nunes.
todos foram embora, aquele flamengo virou história.
e andrade continuou na gávea.
volta e meia recebia uma bola quadrada, matada na canela, que ele tinha de botar no chão e tocar adiante.
uma dessas veio em julho último, quando cuca enfim foi defenestrado do rubro-negro depois de longa e pública agonia no kampeonato brazileiro-2009.
cuca empatou com o barueri no marakas, 1 x 1, funesta noite de quarta.
na quinta-feira, chamaram o andrade. o presidente de meia-tigela delair dumbrovsck, negociando com sérgio guedes e vagner mancini, chamou andrade de lado e pediu uma vitória sobre o santos na vila belmiro. para aliviar a panela de pressão enquanto a kartolada fechava com um treinador de respaldo, de envergadura, de currículo.
catorze jogos depois, andrade ainda é o técnico do flamengo.
sem pressão, sem buzinaço. na miúda.
ninguém imaginou que fosse durar tanto, não é mesmo? afinal, andrade é um camarada que fala baixinho, não é amigo dos repórteres, não estudou no instituto vanderlei luxemburgo. não tem diploma de professor. e tem a língua pguesa... eu próprio, aqui no cbet, me alonguei numa chronicle imaginando como andrade seria logo entregue às feras assim que o urubu cambaleasse.
e o urubu teve momentos inglórios com andrade. perdeu ibson e kleberson. depois leo moura e juan maldonado. e o sheik emerson. andrade chegou a mandar a campo youngsters imberbes como camacho, jorbison, fabricio durante a fase mais punk do certame, com jogo a cada dois, três dias. o fla apanhou do grêmio no olimpiko, do cruzeiro no marakas e levou um caldo do hawaii na ressakada.
andrade, no entanto, não envergou. deu tempo de o time conseguir seus reforços de meia-sola. maldonado e álvaro aprumaram a equipe. andrade ainda descolou um meia-armador de rara habilidade na figura de petkovic, o petgordo, agora petmagro. andrade deu ao petvéio a chance que cuca negara. fez adriano imperatore render e apostou no garoto everton pela canhota. bueno...
andrade, depois de catorze jogos no brazileiro-2009, conseguiu sete vitórias, três empates e quatro derrotas. seu time não leva gols a seis jogos, não perde a seis jogos. excepcional? longe disso... apenas uma campanha digna. uma campanha do tamanho deste flamengo atual. ou será que sérgio guedes faria melhor? será que vágner mancini faria melhor?...
caio junior? cuca? como se perde tempo no mundo.

Nenhum comentário: