segunda-feira, 26 de outubro de 2009

por que os urubus não invadiram o engenhão

do lancenet!

Torcidas de Botafogo e Flamengo brigam após clássico

A tônica do clássico entre Botafogo e Flamengo, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro, fora de campo, foi a confusão envolvendo torcidas e policias antes, durante e depois do jogo. Após o apito final, com a vitória rubro-negra, um grupo de torcedores flamenguistas dirigiu-se da Ala Sul até a Norte, local de saída dos botafoguenses para provocá-los. Houve confronto entre os dois conjuntos de tocedores, que somavam cerca de 50 pessoas, durante aproximadamente cinco minutos, quando a polícia chegou ao local e debelou o tumulto.

Durante a partida, dentro do Engenhão, duas facções organizadas da torcida do Flamengo estranharam-se no setor Sul e tiveram que ser separadas por um cordão de isolamento feito por policiais.Antes do clássico, houve diversos focos de confusão, particularmente na escolta das duas organizadas rubro-negras. Houve depredação na estação de trem do Engenho de Dentro, uso de gás de pimenta e gás lacrimogênio, da Cavalaria policial, interdição por diversas vezes da Rua Arquias Cordeiro e tiros para o alto.

Nos confrontos, ao menos um torcedor foi encaminhado a um hospital devido a ferimentos derivados de um artefato explosivo e um policial foi levado a um posto médico ferido.

**************************************************************

que a torcida do Botafogo não iria ao jogo, todos estávamos cansados de saber - duas derrotas em cinco dias, zona de rebaixamento, rival embalado, traumas recentes etc etc.

mas os ingressos mais caros, de ambos os setores, foram os que encalharam na bilheteria.

apesar, de curiosamente, esse clássico ter sido a maior bilheteria da história do Engenhão:
R$ 656.242,00, quantia superior inclusive ao jogo de inauguração entre Botafogo e fluminense.

então, eis o mistério:

ora, por que os mais abastados rubro-negros, após vitória em cima do líder palmeiras e tendo um freguês desesperado como rival, não quiseram se arriscar em levar o filhinho e o vovô ao engenhão?

arrisco uma hipótese:

por que, ao contrário do maracanã (onde sabem exatamente onde se posicionar sem correr risco), a turma endinheirada ainda não sabe decodificar o novo estádio - muito menos os seus acessos (da zona sul ao engenhão, sem trânsito, são 45 minutos de táxi).

e desconfio que os rubro-negros abastados tiveram medo de se misturar com a parte mais digamos "aguerrida" da nassão - medo, como percebe-se pela notícia, plenamente justificado.

será que isso mudará para 2010?

Nenhum comentário: