terça-feira, 27 de outubro de 2009

Será mesmo?


Ricardo Teixeira descarta volta do 'mata-mata' no Brasileirão

Cristiano Martins
Em Nova Lima (MG)

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, descartou a possibilidade de alterar a atual fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro, por pontos corridos, e voltar a adotar o sistema "mata-mata" (eliminatório), como estaria nos planos da TV Globo, detentora dos direitos de transmissão da competição.

"O campeonato é espetacular. Você acha que eu vou voltar para o mata-mata?", indagou Teixeira durante participação no evento BH Copa 2014 - Desafios e Oportunidades para Minas Gerais, promovido pela Fundação Dom Cabral em parceria com o governo de Minas, a Prefeitura de Belo Horizonte e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A fórmula por pontos corridos passou a ser utilizada no Brasileirão a partir de 2003. Anteriormente, era adotado o "mata-mata" na fase final da principal competição do País, em jogos de ida e volta. Apenas duas equipes chegavam à final para se decidir o campeão brasileiro.

Segundo Ricardo Teixeira, o Brasileirão não deixou de ter emoção pelo fato de não haver mais final desde que passou a ser disputado por pontos corridos. O dirigente acredita a competição tem mostrado, na prática, que a escolha da fórmula foi acertada.

"Acredito que hoje se a gente tiver três ou quatro, no máximo, que não têm nada mais a fazer no campeonato é muito. Temos ai, no mínimo, cinco brigando pelo primeiro posto, mais uns outros três brigando pela possibilidade de chegar ali no grupo dos quatro. Tem lá atrás seis brigando para não cair. É um campeonato de altíssimo interesse, o que demonstra que realmente a gente acertou na fórmula", acrescentou o dirigente.

Em tom descontraído, Ricardo Teixeira manifestou torcida por Atlético-MG e Flamengo na briga pelo título brasileiro. "Eu posso falar como torcedor: Galo ou Flamengo. Mas não sei, tem grandes equipes ai", afirmou o presidente da CBF.

Nenhum comentário: