sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Série Campeões Brasileiros

São Paulo, 1986.

Faltava um minuto. 3x2. O Brinco de Ouro da Princesa estava lotado. O Bugre estava prestes a se sagras bicampeão brasileiro de futebol. Era o segundo tempo da prorrogação. A bola estava nos pés do goleiro Gilmar, do São Paulo. Era o fim do jogo e do campeonato.

Eis que Gilmar rolou a bola para Wagner. E numa dessas frases consagradoras da história do futebol, o goleirão grita: “Manda pro Careca que ele resolve”. O zagueiro deu um balão com toda a sua força de fim de segundo tempo de prorrogação.

A bola cruzou o Brinco de Ouro e caiu na cabeça de Pita. O meia são paulino resvalou na bola o suficiente para ela cair nos pés de um dos maiores centroavantes da história do futebol brasileiro. Careca dominou a criança e desferiu um petardo. 3x3. As 37 mil pessoas sofreriam com as penalidades.

Qual foi a final mais emocionante da história do Campeonato Brasileiro? Dificilmente outra decisão conseguirá bater o fantástico 3x3 entre Guarani e São Paulo, naquele 25 de fevereiro de 1987 (!).

Dois timaços se mataram em campo. Do lado campineiro, nomes como Boiadeiro, Evair, Ricardo Rocha, João Paulo. No São Paulo, os Menudos (eles já eram bambis desde então) formados por Careca, Muller, Pita, Silas, Gilmar, Dario Pereyra.

Nos pênaltis, vejam só, Careca e Boiadeiro erraram as duas primeiras cobranças. Os demais batedores acertaram seus chutes, exceção feita a João Paulo. Era o bicampeonato do São Paulo. Careca terminara artilheiro da competição com 25 gols, um à frente de Evair. Os dois, aliás, fizeram os gols do 1x1 do primeiro jogo da final.

Na final, os 3x3 foram marcados por Nelsinho (contra, depois de cruzamento de Zé Sérgio), Boiadeiro e João Paulo (um golaço!) do lado do Guarani. Os tricolores marcaram com Ricardo Rocha (contra, depois de cabeçada de Bernardo), Pita e Careca. Na segunda parte da etapa final do tempo regulamentar, Aragão não marcou um pênalti escandaloso em João Paulo. Ainda bem. Não teríamos tido a maior final de todos os tempos.

A seguir, a escalação dos dois timaços:

São Paulo: Gilmar; Zé Teodoro, Wagner Basílio, Dario Pereyra e Nelsinho; Bernardo, Silas e Pita; Müller, Careca e Sídnei (Pianelli). Técnico: Pepe.

Guarani: Sérgio Nery; Marco Antônio, Ricardo Rocha, Fernando e Zé Mário; Tozin, Tite (Nei) e Boiadeiro; Chiquinho Carioca (Catatau), Evair e João Paulo. Técnico: Carlos Gainete.

A seguir, excelente reporgatem do Thomé sobre o jogo. Com todos os lances, os detalhes, o pênalti não marcado, os golaços de João Paulo e Careca. E, vejam só, até uma cena do Marco Aurélo Cunha beijando a trave (imediatamente antes da cobrança dos pênaltis)!

Nenhum comentário: