domingo, 4 de outubro de 2009

Transparência nos Jogos Rio 2016

Perguntado pela BBC Brasil sobre como o governo pretende garantir a transparência [das Olimpíadas], Lula respondeu: "Garantindo. Primeiro com o simples pressuposto de que as pessoas são honestas até que provem o contrário".
Apesar dos pesares deste governo, a demonstração de força do Lula ao liderar a candidatura vitoriosa do Rio deve estar fazendo o FHC se roer de inveja. Mas uma declaração como essa é bisonha. No Brasil, em se tratando de obras de infraestrutura que exigem vultosos recursos, tem que se partir do pressuposto que empresários e políticos vão querer roubar e fazer um controle preventivo. De nada adianta parar obras e fazer fiscalização só depois que a sangria já está desatada.

Não sou contra Olimpíadas e Copa do Mundo no Brasil, mas os investimentos em esporte e infraestrutura deveriam existir sem ter um grande evento para justificá-los. Espero que o país realmente esteja amadurecendo em termos políticos e éticos para que em 2026 não olhemos pra trás com saudades dos jogos e pensando, dez anos depois: pena que quase nada mudou.

Nenhum comentário: