quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Alguém se surpreendeu?

Amigos, o que aconteceu na noite de hoje/ontem em Quito foi totalmente previsível. Talvez o placar tenha sido acima das expectativas pessimistas, mas eu sinceramente não tinha dúvidas de que o Fluminense não ia aguentar.

Entendam: não se trata apenas do cansaço pela maratona de jogos ou viagens. Nem mesmo a pressão da torcida adversária. Isto sempre pode ser superado, claro. Mas é praticamente impossível manter o padrão e a boa qualidade de jogo com a necessidade quase fatal que o tricolor tem de vencer tudo nesta reta final, a cada três ou quatro dias. Ainda mais com um time que tem média de idade de 22,5 e enfrentando a altitude cruel da capital equatoriana, que deixa qualquer adversário atordoado.

Vocês zombam da LDU porque é de um país sem tradição no futebol. Mas este time, na minha opinião, é até melhor que do ano passado (e ganhou duas vezes do Internacional na final da Recopa de 2009, lembrem-se). E o Fluminense é pior. Isto ficou nítido durante os 90 minutos. Fora o surpreendente gol logo de cara e dois ou três chutes perigosos no segundo tempo, tomamos um baile. A atuação tricolor foi tão desastrosa, que ninguém se salvou. Se o Rafael fez três ótimas defesas, pra mim falhou em dois gols. A defesa deixou o adversário chutar várias vezes da entrada da área, bater faltas e laterais rapidamente. Fomos zumbis dentro de campo.

Foi um jogo que voltou a expor a fragilidade deste time do Cuca, que peca pela inexperiência de alguns jogadores e pela falta de qualidade técnica de outros. Aqueles que desequilibram não conseguiram jogar bem. E os garotos Maicon e Digão estão fazendo falta. É até difícil fazer uma avaliação mais precisa diante de tantas condições adversas que o Fluminense enfrentou. O que é certo é que não tínhamos virado um "timaço" só porque ficamos 13 jogos sem perder. E também não necessariamente vamos nos transformar em "abóboras" porque tomamos de 5 x 1.

O foco agora é no Brasileirão. Não é pra culpar ninguém, nem caçar bruxas. Vamos engolir mais um título perdido pra LDU e tentar salvar o ano evitando o rebaixamento. Se conseguirmos, temos direito até a "volta olímpica" no Couto Pereira, no dia 6...

Nenhum comentário: