segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A matemática complicada na parte de baixo

A arrancada tá bonita e até acredito que sairemos da zona de rebaixamento na próxima rodada. Mas o gol do Botafogo no final da partida de ontem, mais do que a alegria de flamenguistas e alvinegros, fudeu de vez a vida do Fluminense.

Eu, como Quito Rossi (sem trocadilho), até torcia para que Fluminense e Botafogo escapassem juntos. Mas acho isso praticamente impossível.

Olhando os jogos dos candidatos ao rebaixamento, os resultados normais, levando em conta mando de campo, momento dos times e tabela, seriam mais ou menos o seguinte:

Fluminennse - Quatro pontos (ganha do Vitória, empata com o Coritiba)

Botafogo - Três pontos (perde do Furacão, ganha do Palmeiras)

Atlético-PR - Seis pontos (ganha do Botafogo, ganha do Barueri). Mesmo que empate com o Botafogo, acho que não deixa de vencer o Barueras na última rodada.

Coritiba - Um ou três pontos. Perde do Cruzeiro, ganha (ou empata com) do Flu.

Ou seja: Considerando que o Flu faria quatro pontos, Botafogo e Atlético-PR podem se dar ao luxo de perder um jogo e ganhar outro que escapam. A merda que está se desenhando é o Fluminense chegar na última rodada precisando de resultado contra o Coritiba. Ainda que chegue lá precisando apenas do empate, este cenário só será possível com o adversário sendo obrigado a ganhar do Fluminense para escapar. Então o jogo será uma bomba relógio. Ainda que o Coxa ganhe do Cruzeiro e chegue aos 47 pontos, não poderia perder para o Fluminense (que vencendo seus dois jogos chegaria a 48). Nesse caso, porém, estaria livre se o rival local ganhar do Botafogo na outra semana, pois leva vantagem sobre os alvinegros no número de vitórias.

Com tudo isso em mente, apesar de a tabela enganosa mostrar que o Flu sai da zona na próxima rodada, a verdade é que, para ter uma vida tranquila dentro da realidade, é preciso que Botafogo ou Atlético-PR tropecem DUAS vezes. Um deles não pode fazer mais de dois pontos. Alguém acredita nisso?

Não sei, tá tudo em aberto. E pelo visto, teremos uma batalha campal contra o Coxa no dia 6 de dezembro.

Nenhum comentário: