domingo, 15 de novembro de 2009

Ponto corrido - jogos que não valem nada?

A rodada de hoje mostrou uma interligação entre os jogos que jamais seria visível num campeonato de mata-mata - em que, a esta altura, os seis primeiros estariam brincando de treinar, esperando a fase final. Senão vejamos:

O rebaixado Sport foi a São Paulo jogar contra o Palmeiras, em jogo que tinha total interesse para Flamengo, São Paulo, Atlético-MG, Inter e Cruzeiro, que torciam contra o alviverde. O time de Muricy, por sua vez, tinha a seu favor a torcida do Fluminense, de olho já na próxima partida, pois o tricolor pegará o rubro-negro recifense já rebaixado.

O São Paulo teve a torcida ferrenha de tricolores cariocas e botafoguenses contra o Vitória. Este, por sua vez, mesmo com as torcidas de Palmeiras, Flamengo, Inter, Cruzeiro e Galo, não conseguiu fazer nada e passou a entrar na briga para não cair, apesar de estar em situação bem confortável.

O Coritiba, antes confortável na tabela, teve, na partida contra o Galo, a torcida-contra de Botafogo, Flu, Náutico, Santo André e, claro, do rival Atlético-PR. Não adiantou e, para felicidade de Flamengo, Internacional, Cruzeiro e Avaí, interessadíssimos no jogo, ganhou a partida por 2 x 1.

O Cruzeiro, mesmo com dois jogadores a mais, tomou gol de empate do Grêmio ao final da partida. Quem disse que o jogo não valia nada? Flamenguistas, colorados, atleticanos e avaíanos comemoraram efusivamente o placar.

A vitória do Barueri foi o próprio efeito borboleta. Além de interessar diretamente a Fluminense, Coritiba e Atlético-PR, a derrota do Botafogo era tudo o que Flamengo e Palmeiras queriam. Porque, caso o Fluminense vencesse o Furacão mais tarde (o que acabou ocorrendo), faria (como fez) com que o Botafogo se veja pressionado até o pescoço em sua próxima partida, no fim de semana que vem, justamente contra o ainda líder São Paulo.

O Flamengo, cada vez mais próximo de seu sexto * título brasileiro, atropelou o Náutico no Recife. A partida dividiu até mesmo as torcidas rivais do Menguinho. Fluminensistas e botafoguenses poderiam até ficar felizes com a vitória do campeão do módulo verde de 1987, pois isso deixaria o Náutico afundado de vez. Mas no fim das contas, o Náutico já era, né? Palmeirenses e são-paulinos assistiram ao jogo com profundo interesse em um revés rubro-negro, que, infelizemente, não ocorreu.

O Santos não tem mais nada a fazer no campeonato? Não era o que pensavam os torcedores do Avaí, Atlético-MG e Cruzeiro, que secaram, em vão, o Colorado, vitorioso no embate contra o Peixe por 3 x 1. E novamente de volta o G4.

Em um jogo de seis pontos, o Fluminense teve contra si a torcida do Botafogo, do Coritiba e do Vitória. E a favor, além da fantástica galera que foi ao Maracanã, a torcida dos rivais flamenguistas e também de palmeirenses, podem ter certeza. Por que? Simples: ao vencer o Furacão, o Flu ficou a apenas dois pontos do Botafogo, que, para evitar a entrada na zona de rebaixamento já na próxima rodada, vai ter de se virar para bater o líder São Paulo no Engenhão. E quem quer ver o oco do hexa (sem asterisco) campeão? Fla e Palmeiras.

Até mesmo partidas aparentemente desinteressantes como Avaí x Corinthians ganharam interesse. Com a vitória, o time catarinense entrou forte na briga por uma vaga no G4. Ainda mais que seus próximos jogos são contra Santo André, Santos e Náutico. E o Inter ainda pega o Atlético-MG, que também terá de encarar o Palmeiras em São Paulo. Verdão este que terá de jogar também contra Grêmio e Botafogo. Avaí forte na fita.

Por fim, Goiás e Santo André teve, sim um interesse de fluminensistas, botafoguenses, coxas-brancas e rubro-negros paranaenses. Porque este jogo, amigos, mandou o time do ABC pro quinto dos infernos.

E ainda tem gente que gosta de mata-mata...

Nenhum comentário: