quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

grandes heróis do hexa: andrade

paulo césar carpegiani, sérgio guedes, wagner mancini & geninho. a nação rubro-negra tem que agradecer a esses quatro senhores, que foram fundamentais na conquista do brazileiro-2009.
um depois do outro, os quatro foram convidados para assumir o clube de regatas do flamengo no lugar de cuca. um depois do outro, os quatro agradeceram e recusaram a honra.
fazer o quê, então?, concluíram os sábios da gávea, vamos ter que deixar andrade no cargo...
andrade, o interino.
andrade, o mito.
a tal ponto de agora ser quase que irrelevante a gente deschavar os méritos de andrade. mas só pra tentar fugir um pouco da mítica rubro-negra que o abraça e embala, tentemos fazer justiza ao apresentar alguns pontos do trabajo diário & sereno do treinador andrade...
foi andrade quem, devagarinho, quebrou o tabu do 3-5-2, armando seu time no 4-4-2 e assim enquadrando as duas prima donnas das laterais. (aproveitou a ausência do contundido juan, que quando voltou ao time, o esquema já era outro).
foi andrade quem, acolhendo o atleta que cuca contratara e depois rejeitara, reinventou zé roberto, o zé do boteko, agora lépido e em forma. (o flamengo chegou a oferecer grana pra quem quisesse levar o zé, ninguém quis.)
foi andrade quem encaixou maldonado & airton na cabeça-de-área, consertou a defesa, deslocou o vertiginoso e incansável williams para a saída pro ataque. e foi andrade quem, nas saídas forçadas primeiro de ibson, depois de kleberson, soube valorizar petkovic. e armar um esquema que o deixasse com tempo, espaço e fôlego para conduzir todo o time.
foi andrade quem, sem paternalismo mas muito carinho, soube deixar o adriano imperatore em paz...
foi andrade quem sobreviveu a um dos momentos mais terríveis do brazileiro-2009. quando levou de três do hawaii, e teve que se virar por uns dias com uma turma de meninos imberbes (fabrizio, lenon, camacho, flores, etc).
te digo que eu poderia continuar a lista aqui, indefinidamente, com grandes mudanças e pequenos detalhes que marcaram o trabalho de andrade. isso que nem frequento a gávea, apenas acompanhei, rodada após rodada, a "magia acontecendo".
andrade pegou o flamengo em décimo-primeiro lugar. o que teria feito, digamos, geninho? terminado em sétimo?
andrade tem seis títulos nacionais. o maior vencedor da história dos brazileiros.
que bom que andrade é flamengo. que o andrade é o flamengo.

Nenhum comentário: