domingo, 13 de dezembro de 2009

grandes heróis do hexa: david

os dias anteriores ao embate flamengo x gremio, pela última rodada do brazileiro-2009, foram da mais pura & intensa pressão psicologika.
nunka antes na história deste país, um time de futebol foi tão secado por tanta gente junta. os tresloukados inventaram até a teoria da entregada do gremio. como se justo o "tricolor imortal" pudesse se deixar vencer num marakas lotado num jogão desses. insanos.
era apenas mais um gesto torpe, claro, para jogar toda e qualquer responsabilidade no colo do clube de regatas do flamengo. e também para tentar esvaziar o feitio historiko de nossa conquista que se acercava - célere e surpreendente como a própria vida.
por isso o terror absoluto, a calar toda uma nação, quando o garoto roberson chutou aquela pelota marota na pequena área flamenguista, diante dos atônitos e congelados defensores rubro-negros. quem era aquele guri? cabañas redivivo?
te digo: foi o mais sinistro dos filmes de terror.
foram oito minutos de inferno.
oito minutos que, se contados no relógio, passariam rápido, imagino, mas que ali, naquele purgatório colectivo de ilusões & esperanzas, duraram toda a existência. longos oito minutos de silêncio, de cheiro de morte. longos oito minutos a repercutirem todos dezessete anos de contrição.
por isso, aos 29 do primeiro tempo, quando david reboteou aquela bola na área gremista, ele não era mais um rapazola de 22 anos. david não era mais o zagueirinho que fora dispensado pelo palmeiras, que rodou pelo panathinaikos, que o flamengo trouxe em setembro para "completar o elenco"... david não era sequer o mesmo garoto que vacilara no gol gremista oito minutos antes...
quando airton duas vezes pulou na área gremista para duas vezes cabecear a pelota e mantê-la viva,
quando a bola voltou diante do adriano imperatore a se fazer de pivô le bron james,
quando a redonda enfim se ofereceu saltitante na relva para uma bicuda...
quando a bola encontrou a costura da rede, lá no fundo do gol, aquele que a chutara, david, não era mais um rapazinho.
david já era um homem.

Nenhum comentário: