domingo, 10 de janeiro de 2010

quatro a zero é um placar perigoso

jogão na abertura da copa africaine de nações.
a seleção de angola, anfitriã do certame, atropelou os bacanas de mali. 4 x 0.
e achou que estava tudo cierto. mas mali foi lá e atropelou os angolanos de volta. 4 x 4.
pelada de churrascão. daquelas!
"histórico empate conseguido por mali", estabeleceu o locutor paulo andrade, da espn.
do lado de mali, alinharam craques das europa como kanoute (do sevilla) e keita (do barça). mais sissoko (ex-liverpool), que ficou no banco o tempo todo, mesmo quando o time estava a levar uma breuba tamanho extra large.
do outro lado, um time angolano renovado, após o fracasso nas eliminatórias à afrika-2010. nada de jamba, lebo lebo, figueiredo, loko, andré macanga, zé kalanga, mantorras, akwa. o centroavante flávio amado é o único protagonista daqueles palancas negras safra alemanha-2006 que ainda está a pleno vapor. (o love, que deve ser primo do vagner love, entrou no finzinho, bem a tempo do desastre.)
o técnico português manuel josé, que assumiu angola para a copa africaine, sabe trabalhar bem com flávio amado. armou o time para girar em torno do seu artilheiro. tipo adriano no flamengo. e assim angola pegou mali de jeito, dominou o campo numa febril correria e, em dois cruzamentos pra área nos últimos dez minutos da primeira etapa, dois gols de cabeça de flávio amado.
herói. flavio amado desceu aclamado para os vestiários do estádio onze de novembro.
os jogadores de mali voltaram mais cedo do intervalo e ficaram discutindo a situação (0 x 2) dentro de campo. quando a partida recomeçou, flávio amado se encontrou sob feroz escolta malinesa. mas aí foi o meia gilberto que tomou conta do pedaço. rapaz arisco e de insistente ímpeto ofensivo, gilberto pegava a bola e vazava pra dentro da esbaforida retaguarda de mali, já mui ocupada com amado ali por perto. por duas vezes gilberto invadiu a área e por duas vezes foi ao chão e por duas vezes o juizão marcou penalty sem titubear. a segunda vez foi uma clara cortesia aos simpáticos afitriões. a moral é que angola já metia 4 x 0 aos vinte e oito minutos.
o que deixava dezessete, dezoito, dezenove minutos, pra seleção de mali empatar a bagaceira.
aí não dá mais, né verdade? - pois os batutas d'angola também pensaram desse jeito.
jogo resolvido. placar largo. assunto encerrado. eu fui no banheiro e, quando voltei, depois de lavar as mãos, mali já tinha um gol.
depois de um escanteio sem muito apelo, o gol teve participação decisiva do goleiro carlos (pois arqueiro com esse nome não costuma mesmo levar muita sorte), ao se atrapalhar com o objeto esférico. ficou mole pro keita. carlos fez lembrar seu antecessor na posição, o pobre lama.
mali tocava a bola, na macia, pois nem eles mesmos pareciam se importar com um improvável empate. no mesmo clima que eles, eu fui até a geladeira. e, quando voltei ao sofá beat, o kanoute tinha feito um gol de cabeça. eu acho. foi o que disse o paulo andrade, aos berros. quarenta e três do segundo tempo.
e mali, então, foi pra cima de angola feito um bando de guerreiros afrikanos! keita fez mais um num lufa-lufa e, no minuto seguinte, muita emossão, no minuto seguinte, o goleiro carlos aprontou outras das suas e bateu roupa na frente de um moço chamado mustapha yattabare. empate. com três gols em quatro, cinco minutos.
segue o comentário online da imprensa desportiva angolana em tempo real:
GOOLLOOOO DO MALI!!! IMPRESSIONANTE!!! De 0-4 para 4-4. Yattambare empata, ápós defesa incompleta de Carlos, num remate de Keita. Como é possível???
(em http://can2010.sapo.mz/infocan/artigo/1040053.html)
os malineses responderam ao apito final ajoelhando-se e agradecendo a allah. céus!
noites quentes da afrika: angola e mali fizeram o jogo do ano

Nenhum comentário: