Em um esforço de reportagem, o enviado especial do CBET a Lima desvendou os mistérios do cinquentenário Estádio Nacional do Peru.
Também conhecido por lá como Estádio Nacional José Diaz, esse templo do desporto peruano está em obras. Portanto, o acesso de visitantes é restrito.
Mas nada que pudesse impedir o registro preciso por parte do mais conceituado site futebolístico das Américas, quiçá do universo.
As obras no Estádio Nacional do Peru começaram no início de 2009. A intenção era usá-lo como sede dos Jogos Pan Americanos de 2015, mas Lima perdeu a disputa para Toronto (Canadá).
De certo, segundo fontes ouvidas pelo CBET, o estádio passará a ter capacidade para 80 mil pessoas. Antes das obras, ele comportava 45 mil indivíduos.
Inaugurado em 27 de outubro de 1952, tinha capacidade para 200 mil torcedores até 1964, quando, devido a um tumulto entre torcedores e policiais, mais de 300 pessoas morreram asfixiadas e pisoteadas.
Com esse pequeno incidente, a capacidade foi reduzida para míseros 122.100 torcedores, até chegar aos 45 mil.Sinuca e totó
O Estádio Nacional do Peru é um espaço multiuso. De fora, parece um prédio comercial. E é quase isso também. Nele funcionam quase todas as federações esportivas peruanas. Tem até as federações de boxe, caratê, sinuca e totó (pebolim é coisa de paulista viadim).Lá também funciona o Museo Nacional Del Deporte. Tem umas camisetas, umas medalhas, uns troféus e outros apetrechos.
O estádio é cercado de precárias quadras esportivas, muitas casinhas, lojinhas e quase nenhuma vaga de estacionamento.
Competições mundiais
O lendário Estádio Nacional do Peru foi palco de três Copas Américas (1953, 1957 e 2004), dois campeonatos Sul-Americano de Futebol Sub-17 (1986 e 1995), um Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20 (1975), um Campeonato Mundial de Futebol Sub-17 (2005).
Também recebeu uma final da NFL, um campeonato mundial de hóquei sobre grama e hóquei no gelo, a World Wrestling Enternameint, um show do Ricky Martin, a Copa América de Futebol Feminino 2003, a final da Taça Libertadores da América de 1997 ("vencida pelo poderoso Cruzeiro", destacou o guia), show da Shakira, final da copa peruana de atletismo, Reunião Especial das Testemunhas de Jeová, show do RBD e show do Kiss.
Nenhum comentário:
Postar um comentário