sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Timão x Verdão no Pacaembu: 70 anos de história do principal clássico paulista

Primeiro duelo entre os rivais no estádio municipal ocorreu em 1940. De lá para cá, já são 139 encontros no local, que não recebe o dérbi desde 2000

Carlos Augusto Ferrari, Julyana Travaglia e Leandro Canônico São Paulo

Depois de dez anos, Corinthians e Palmeiras voltam a se enfrentar no Pacaembu neste domingo, às 17h, pela quinta rodada do Paulistão. Mas as lembranças do clássico no estádio municipal são bem mais antigas. São da época em que a concha acústica (que era onde agora está o tobogã) era uma modernidade, e não apenas uma simples lembrança. Afinal, a história do duelo completa nesta temporada 70 anos.

O primeiro jogo entre Timão e Verdão no local ocorreu no dia 5 de maio de 1940, ano da inauguração do Pacaembu, atualmente considerado a “casa” da equipe do Parque São Jorge. Na partida, o Palmeiras, à época ainda chamado de Palestra Itália, venceu o Corinthians por 2 a 1 e conquistou o primeiro título da história do estádio, a Taça Cidade de São Paulo (mais detalhes da partida na ficha técnica no fim da página).

Julyana Travaglia/GLOBOESPORTE.COM

Foto do estádio do Pacaembu no dia do primeiro encontro entre Timão e Verdão no local


Aquela partida foi apenas o pontapé inicial para uma rica história do clássico no estádio municipal de São Paulo. Dos 331 encontros entre Corinthians e Palmeiras em quase 93 anos de disputa, 139 foram realizados no Pacaembu. E quem leva a melhor, embora o primeiro título tenha sido do Verdão, é o Timão. A equipe alvinegra venceu 54 vezes, contra 46 do time alviverde. Houve ainda 39 empates.
Nesta temporada, o dérbi entre corintianos e palmeirenses voltará a fazer parte da rotina do Pacaembu. Não só porque será palco do duelo na primeira fase do Paulistão, mas principalmente porque as diretorias já acertaram que todos os jogos do ano entre eles serão por lá. Os dois do Campeonato Brasileiro e também caso haja um encontro entre os rivais nas semifinais ou finais do Estadual.

Campeão, Palestra Itália posa para a foto

A última vez que Corinthians e Palmeiras se enfrentaram nesse estádio foi em 2000, pelo Torneio Rio-São Paulo. O Timão venceu por 2 a 1, com gols de Augusto e Fernando Baiano. Quem anotou o do Verdão foi Euller. O público daquela partida foi fraco: apenas 5.865 espectadores. Bem diferente do que deve ser neste domingo.

Afinal, além de valer as primeiras colocações na tabela, o clássico da quinta rodada do Paulistão é a chance de o Corinthians acabar com um jejum que já dura três anos e meio. A última vitória alvinegra sobre o rival foi em outubro de 2006, pelo segundo turno do Brasileiro.

De lá para cá, foram cinco derrotas e dois empates. Retrospecto que aumentou a vantagem do Palmeiras na história do confronto. Os clubes já se enfrentaram 331 vezes, com 120 triunfos do Alviverde, 112 do Alvinegro e 99 empates.

Ficha técnica:

CORINTHIANS 1x2 PALESTRA ITÁLIA
Inglês; Jango e Agostinho; Sebastião, Dino e Munhoz (Brandão); Lopes, Servilio, Teleco, Joane e Carlinhos. Gijo; Carnera e Begliomini; Carlos, Sidney e Del Nero; Luizinho, Sandro (Canhoto), Elyseo, Carioca e Echevarrieta.
Técnico: Del Debbio. Técnico: Caetano de Domenico.
Gols: Echevarrieta, aos 17 minutos do primeiro tempo; Begliomini (contra), aos 2, e Luizinho, aos 29 minutos do segundo tempo.
Público: 60 mil. Renda: Não divulgada.
Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP). Data: 05/05/1940. Árbitro: Heitor Marcelino Domingues.

Nenhum comentário: