sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Um olhar sobre o Estadual do Rio

Domingo teremos o segundo jogo de fato do Estadual do Rio: o maior clássico carioca, do Brasil e do Mundo. Trata-se na verdade da estréia de Flamengo em Fluminense em 2010, após uma pré-temporada com quatro jogos-treino. Botafogo e Vasco estrearam na semana passada e todos viram o que aconteceu.

Esse estadual, neste formato, dá preguiça demais. Na boa, antigamente tinha um charme, times ruins, mas antigos e tradicionais. Agora, eu pergunto: que tradição têm Tigres, Boa Vista, Duque de Caxias (que ainda deveria ser, em tese, um dos melhorezinhos, pois foi um dos dois cariocas que disputaram a Série B do Brasileirão em 2009), Macaé e Resende? Time pequeno de tradição, um dia, foram América, Bangu, São Cristóvão, Canto Do Rio, Bonsucesso. Mesmo hoje, todos são grandes piadas que já fazem parte do folclore nacional e não precisam dessa forçação de barra que é o Estadual para se manterem na ativa. Até porque, mesmo ali, eles não cansam de ser rebaixados. Vale a pena manter essa "tradição"?

O Fluminense (e o Vasco, e o Flamengo e o Botafogo...) vai ganhando de todos os adversários, mas, e daí? O que significa meter dois golaços no Duque de Caxias? Ou mesmo o Adriano fazer tabelinha com o Love no Americano? Cara, eu já tô é arrependido de ter assinado o Pague Para Ver do Estadual. Começo a assistir ao jogo contra uma dessas merdas em casa e simplesmente me dá uma preguiça horrível. Deixo o computador ligado e, na TV, vou jogar videogame, ver seriado. Enfim, vou fazer qualquer coisa melhor do que ficar vendo uma merda daquelas. Não se trata de descaso com o time. Mas preguiça mesmo.

Preguiça maior ainda teria de ficar lendo ou escrevendo resenhas gigantescas com análises individuais sobre o desempenho de cada um dos jogadores do Flu. Por que? Porque isso não é referência para nada. Porra nenhuma. Ano passado mesmo, acho que em março ou abril o Flu ganhou todos os seus jogos. Claro, contra as porcarias. Quando se deparou com o Botafogo (ou Flamengo, não me lembro), tomou um toco e se fodeu. Muito tempo perdido. Não alimento essa bagaceira.

Se é pra fazer campeonato tradicional, que respeite a diferença abissal entre os times e não faça os grandes perderem quatro meses e meio do ano jogando jogos inúteis, que se reduza o número de times para oito, no máximo dez. Em dois meses, no máximo. Esses estaduais compridos são ainda, por exemplo, o que impede os times grandes de voltarem a jogar a Copa do Brasil. Só em janeiro foram quatro dias de semana que poderiam ter sido aproveitados para os grandes jogarem a primeira e a segunda fase da Copa do Brasil. A Libertadores ainda nem começou e, quando começar, os times vão jogar a cada duas ou até três semanas. Não teria conflito de data.

Nenhum comentário: