quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Galvão, RC, amigos, jornalistas... *

Desde que chegou ao Corinthians, Roberto Carlos tem falado com certa frequência de Galvão Bueno. Expõe mágoas com alguém que classifica como um ex-amigo. O lateral-esquerdo não perdoa as críticas recebidas do narrador pelo episódio do meião na eliminação da seleção brasileira na Copa de 2006.

Nesta segunda-feira, no Bem, Amigos, Galvão Bueno respondeu a Roberto Carlos. Disse que fez sua obrigação profissional naquele 1º de julho. Rebateu o lateral, que à Folha de S.Paulo disse que não aceitou encontrar o narrador quando foi procurado em Monte Carlo. “É verdade. Procurei você, Roberto, pra perguntar porque quando eu te elogiei, quando falei que você era o melhor lateral do mundo, você não foi à imprensa me agradecer”, disse, para encerrar dizendo que deseja sorte e sucesso ao corintiano. “Mais sorte e sucesso do que você teve ontem”, alfinetou, referindo-se à expulsão aos 8 minutos do clássico contra o Palmeiras.

Galvão paga o preço por ter há tempos deixado de ser um jornalista para se tornar amigo. No Bem, Amigos, usa panos quentes quando percebe que algum de seus convidados fará críticas. “Aqui não é lugar pra trairagem”, diz, como se fosse errado fazer críticas em um espaço supostamente criado para debates.

Quando decidiu ser amigo em vez de jornalista, quando decidiu jogar golfe, tomar vinho e sair para jantar com aqueles que deveriam ser suas fontes, criou uma aproximação que não lhe dá mais o direito à crítica. Uma pessoa entende a crítica de um profissional, mas não aceita ser criticado em rede nacional por um amigo. Por isso Roberto Carlos se magoou, por isso se sentiu traído. Porque não via mais o narrador como um profissional de imprensa, mas como um amigo. Muitos outros fizeram críticas até mais duras e ainda hoje são atendidos pelo jogador. Porque são jornalistas, não amigos.

Galvão fez a sua escolha. Escolheu ser amigo. E poderá perder alguns destes amigos toda vez que tentar lembrar os velhos tempos de jornalista.

* Do Blog "Esporte Fino"

Nenhum comentário: